Confira todos os detalhes
De acordo com o conhecido jornal Washington Post, o órgão regulador americano, o FTC, entrou com uma ação para barrar a aquisição da Activision Blizzard.
Segundo o relatório divulgado pelo jornal, o órgão regulador americano argumentou que assumir o controle de uma das maiores publicadores de jogos do mundo pode “ruir” seus concorrentes.
Além disso, o FTC também argumentou que a aquisição pode “barrar a inovação técnica nos jogos e nos serviços“, como o de cloud gaming. Confira:
“A Microsoft já mostrou que pode e vai reter conteúdo de seus rivais de jogos. Hoje, procuramos impedir que a Microsoft obtenha controle sobre um estúdio de jogos independente líder e o use para prejudicar a concorrência em vários mercados dinâmicos e de rápido crescimento.” disse Holly Vedova, diretora da FTC.
“A comissão votou na quinta-feira em uma votação de linha partidária para emitir o processo no tribunal administrativo, com os três democratas a favor e um republicano contra.” disse o site.
O jornal também apurou que essa é a “maior ameaça regulatória da Microsoft” nos últimos anos, que sempre via climas favoráveis para suas aquisições. Vale lembrar que no dia de ontem, Brad Smith, presidente da Microsoft, havia confirmado uma reunião com os reguladores da FTC, mas ao que parece, ela não se saiu bem.
Confira a publicação oficial do órgão regulador:
#BREAKING: FTC seeks to block Microsoft Corp.’s acquisition of Activision Blizzard, Inc.: https://t.co/ukewjn6MUX /1
— FTC (@FTC) December 8, 2022
“A agência alega que o Xbox obterá o controle das principais franquias de videogames, permitindo prejudicar a concorrência em consoles de jogos de alto desempenho e serviços de assinatura negando ou degradando o acesso dos rivais ao seu conteúdo popular.“
“A reclamação da FTC observa que o acordo de $ 69 bilhões, o maior da Microsoft e o maior da indústria de videogames, permitiria ruir os concorrentes de seus consoles e seu conteúdo de assinatura em rápido crescimento e negócios de jogos em nuvem.“
“A reclamação da agência também aponta para o histórico da Microsoft de adquirir e usar conteúdo valioso de jogos para suprimir a concorrência de consoles rivais, incluindo a aquisição da ZeniMax, empresa controladora da Bethesda Softworks (uma conhecida desenvolvedora de jogos).“
“A agência observa que a Microsoft decidiu fazer vários títulos da Bethesda, incluindo Starfield e Redfall exclusivos da Microsoft, apesar das garantias que deu às autoridades antitruste europeias de que não tinha incentivo para reter jogos de consoles rivais.“
“Com o controle sobre as franquias de grande sucesso da Activision, a Microsoft teria os meios e motivos para prejudicar a concorrência, manipulando os preços da Activision, degradando a qualidade do jogo da Activision ou a experiência do jogador em consoles e serviços de jogos rivais, de acordo com o FTC.“
“A FTC alega que a gigante da tecnologia também pode alterar os termos e o tempo de acesso ao conteúdo da Activision ou reter totalmente o conteúdo dos concorrentes, resultando em danos aos consumidores.“