Nos últimos anos a Microsoft investiu muito para se tornar uma das maiores publicadoras de jogos do mercado, o que fez com que a gigante de Redmond investisse na aquisição de Bethesta e Activision/Blizzard por exemplo.
E com tantos estúdios a mão, o Xbox também passou a ser dono de diversas IPs, tendo algumas delas histórias de sucesso na indústria. Nos próximos meses devemos ver o que o Xbox está preparando para os próximos anos, afinal, em 8 de junho acontece o Xbox Game Showcase.
Mas além do que já sabemos que podemos esperar como Contraband, Everwild, Fable, Perfect Dark , Halo (Unreal Engine) e muitos outros já anunciados, será que podemos ter o ressurgimento de alguma franquia lendária?
A seguir, a Central Xbox apresenta algumas franquias que andam meio sumidas e podem acabar tendo um relançamento em algum momento.
Banjo-Kazooie
A franquia lançada originalmente pela Rare no N64 é uma das mais carismáticas e já faz bastante tempo que não recebe nenhum novo título, mais precisamente desde 2008, com o lançamento de Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts no Xbox 360. Jogos de plataforma sempre são bem vindos, sendo um gênero que de modo geral apresenta títulos para todas as idades.
É bem verdade que a Rare entrega constantes atualizações para o grandioso Sea of Thieves, mas talvez já esteja na hora do estúdio voltar as suas raízes e trazer o urso e o passarinho de volta para uma aventura completamente pensada para a nova geração.
Rage
Rage é uma franquia de FPS que não tem o mesmo prestígio de jogos como DOOM ou mesmo Call of Duty, mas que entrega uma experiência frenética e que tem uma pegada meio Mad Max em um universo pós apocalíptico maluco e cheio de cor.
O último game da franquia, Rage 2 é de 2019, o que não faz tanto tempo assim, mas talvez já esteja na hora da idSoftware entregar um novo game para a franquia que é uma das mais divertidas no segmento single-player dos FPS.
Wolfenstein
Outra franquia que teve seu último lançamento em 2019 foi Wolfenstein, que com Wolfenstein: Youngblood, não entregou um game a altura do que os demais jogos da lendária série que basicamente criou o gênero de FPS estava acostumada a proporcionar.
Com uma pegada Multiplayer um tanto confusa, o mais recente game de Wolfenstein não é um jogo ruim, mas definitivamente não está à altura dos demais jogos da série. Já está mais do que na hora de B.J. Blazkowicz, o queixo mais quadrado dos games retornar e novamente entregar a experiência visceral que a saga anti-nazi sempre proporcionou.
Skylanders
Skylanders é uma franquia da Activision que se caracterizava por proporcionar uma interação diferente com os jogadores, uma vez que além de ter o jogo, você precisava investir em bonecos que por meio de um portal conectado ao console eram sumonados no game.
Assim como outros títulos que exploravam essa dinâmica, desde 2016 não temos nenhuma novidade de Skylanders, mas sem dúvida seria bem interessante ver o que uma nova geração do portal e como poderiam desenvolver novos bonecos para quem além de jogar, também curte colecionar figuras de ação.
Tenchu
Além de Ninja Gaiden, o Xbox conta com mais uma franquia ninja em seu portfolio, e trata-se de Tenchu, que foi lançado inicialmente nos consoles de 32-bit e teve seu último lançamento em 2009 para PSP.
Tenchu da Activision tem uma proposta bem diferente de Ninja Gaiden, sendo um game no qual a ideia é ser mais discreto, utilizando as “dadivas dos ninjas” de uma maneira mais stealth. O game é mais um que merece uma nova chance uma vez que atualmente são poucos os jogos que têm uma cadencia mais lenta e uma pegada mais estratégica no segmento de jogos de ação.

Prototype
Rumores de que Prototype vai voltar são recorrentes, mas não há nada de concreto referente ao retorno do título de ação em terceira pessoa da Activision, além de um certo clamor dos fãs que ainda lembram do título.
O game mais recente, Prototype 2, é de 2012, e desde então não tivemos novos lançamentos da franquia que sem dúvida é mais um que iria se beneficiar bastante da nova geração uma vez que em seu lançamento original já era bem à frente de seu tempo.
Vigilante 8
Esse aqui é um game de carro raiz, com uma proposta de colocar os jogadores em corridas, quer dizer, batalhas com carros modificados que além de acelerar bastante tinham armas, lança mísseis e todo tipo de artefato bélico para destruir os amiguinhos.
O último lançamento de Vigilante 8 foi Vigilante 8: Arcade, lançado em 5 de novembro de 2008 para o Xbox Live Arcade. Faltam jogos com essa pegada, atualmente basicamente só temos Wreckfest, que tem uma pegada mais “realista”, de modo que tanto Vigilante 8 como outros games como Carmagedon, sumiram e não tiveram mais oportunidades de brilhar novamente.
