O simulador definitivo dos parques de diversão!
Vocês podem não acreditar, mas eu sou um grande fã das famosas franquias de construção e gerenciamento de parques de diversões. Logo cedo tive contato com o renomado Rollercoaster Tycoon, e o jogo me cativou por completo tanto em sua proposta, quando na nossa experiência.
Infelizmente, após o declínio de Rollercoaster Tycoon, passei um tempo experimentando outros jogos similares, porém, foi com Planet Coaster que saciei minha sede por simuladores de gerenciamento de parques. A desenvolvedora Frontier Developments fez um ótimo trabalho com sua entrada em 2016, levando a um sucessor completo, Planet Coaster 2, que agora, leva a franquia a patamares ainda mais elevados.
Oferecendo a você a chance de construir um parque temático, praticamente tijolo por tijolo, Planet Coaster 2 se baseia nos pontos fortes da série e aborda algumas de suas fraquezas mais gritantes. Junte essas melhorias de qualidade de vida com uma nova categoria de atração – piscinas, toboáguas e parques aquáticos – e certamente parece estar oferecendo muito para uma nova geração de fãs de parques temáticos.
No jogo você poderá escolher jogar a Campanha, que é o destaque. Ele proporciona uma boa introdução aos novos sistemas e mecânicas, e embora eu tenha sentido que poderia ser um pouco mais envolvente, gostei da sua leve narrativa, tendo desafios bem estruturados, forçando você a pensar tanto na estética quanto na funcionalidade do parque. O modo Franquia te coloca lado a lado com outros jogadores, lutando pelo primeiro lugar do ranking. E claro, o icônico modo Sandbox, onde a liberdade criativa é total. Aqui, a gestão financeira e a felicidade dos visitantes se tornam secundárias à alegria de criar algo único.
Pra começar, preciso ser honesto sobre um grande e importante detalhe: Por mais que a Frontier tenha feito um trabalho incrível com a otimização dos comandos através do controle do console, fiquei extremamente ‘estressado’ ao tentar iniciar a campanha. Os comandos são claros e objetivos, e você pode verificar tudo que está fazendo com auxílio de legendas, porém, depois de passar poucas e boas para tentar criar ambientes ou fazer instalações precisas de estruturas básicas, eu tive que recorrer ao bom e famoso teclado e mouse. Sim, esse por sinal é totalmente otimizado com o jogo. Ponto superpositivo.
Por falar em otimização, a interface de usuário embora ainda possa ser um pouco intimidante para novos jogadores, oferece uma profundidade e complexidade que os entusiastas de simulação vão adorar. Existe uma curva de aprendizado, mas uma vez dominada, a ferramenta de construção permite uma personalização quase infinita. Seja recriando parques existentes ou inventando novos, “Planet Coaster 2” dá as ferramentas necessárias para tornar sua visão realidade. O fato é que, você precisará investir um tempo para entender como funciona toda a mecânica de operação do jogo, caso contrário, a simples adição de um piso para o caminho dos visitantes, pode se tornar uma tarefa bem complexa.
Planet Coaster 2 traz quatro tipo de atrações; montanha-russa, brinquedos padrão, atrações com trilho e toboáguas/piscina. São cerca de 54 montanhas-russa, 39 brinquedos, 15 atrações com trilho além de dezenas de projetos para água. Mas não pensa que morre por aí. A comunidade é parte essencial do jogo, e é através do Frontier Workshop, que você poderá não só compartilhar suas criações, como também, fazer o download de centenas de milhares de atrações criadas por outros jogadores. Mesmo com pouco tempo após o lançamento, encontrei mais de 200 montanhas-russas a disposição para download, uma mais doida que a outra.
Aliás, falando em Frontier Workshop, não tenha medo, ou se sinta envergonhado(a) de utilizar estruturas e atrações criadas por outros jogadores. Você sempre terá a opção de fazer sua própria construção do zero, e investir dezenas de horas para criar tudo o que você quiser, mas, para quem quer dar um upgrade mais rápido ao seu parque, e deixar para utilizar o seu lado criativo para depois, totalmente recomendo utilizar os projetos da Frontier Workshop.
Depois de investir uma boa quantidade de horas no jogo, pude me deparar com diferentes situações, umas boas e outras nem tanto. Por exemplo. Um dos meus parques já possuí uma estrutura “grande”, com cerca de 20-25 funcionários, e especificamente nele, não consigo criar as zonas de atuação para mantê-los próximos as atrações que demandam maior atenção. Os mecânicos são os principais problemas, uma vez que a manutenção do equipamento deve ser feita diariamente, se você não os mantiver por perto, o brinquedo vai parar de funcionar, e seus visitantes vão reclamar até não poder mais.
Outra coisa, é com relação a atrações que não funcionam de jeito algum. Tive um caso com um ‘Splash‘, brinquedo que possuí uma operação vital para o parque, pela quantidade de botes disponíveis, e pelo tempo de percurso. Depois de configurar, personalizar e deixar do jeito que eu queria, fiz os testes (você sempre precisa testar a atração antes de abrir), e finalmente está disposição do público. Porém, ninguém se quer visitou o bendito. centenas de pessoas passam pela porta e se quer entram na atração. E aí, misturou esse problema de zero visitantes, com não poder excluir o projeto do local, me tomando um espaço enorme. O brinquedo é grande, e se bem posicionado, pode receber uma grande quantidade de público, otimizando a rotação do parque e diminuindo o tempo de filas.
Por outro lado, é muito divertido e prazeroso construir uma atração, abrir ao público, e acompanhar por alguns minutos como a reação dos visitantes vai definir ou não o sucesso daquele brinquedo. Uma das coisas que me deixaram animado foi a integração dos parques aquáticos. A ideia de poder criar não só as clássicas montanhas-russas, mas também deslumbrantes piscinas, toboáguas e outras atrações aquáticas, abre um leque enorme de possibilidades criativas. A física da água é impressionante, e a interação dos visitantes com estas atrações é realista o suficiente para trazer um nível extra de satisfação ao ver seus parques em ação.
Quer criar uma vibe de resort elegante, completa com cabanas, palmeiras e barracas de suco? Ou talvez você queira criar uma piscina infantil rasa, repleta de boias de natação em formato de donut e máquinas de ondas? Você é livre para moldar, personalizar e decorar suas piscinas como quiser e, como nos títulos anteriores da Frontier Developments, o único limite é sua imaginação. Novas ferramentas permitem que você esculpe piscinas em qualquer formato que desejar, ajuste a profundidade como achar melhor e as enfeite com tudo, de espreguiçadeiras a bolas de praia.
Como uma pessoa criativa que tende ao lado obsessivo, admito que sou geneticamente predisposto a ser um viciado em Planet Coaster 2. A série oferece liberdade criativa quase completa ao custo de horas gastas meticulosamente organizando partes do cenário e é projetada para injetar dopamina em meu cérebro viciado em pixels.
Um ponto a se considerar é a questão do desempenho. Em parques muito grandes ou com muitos elementos, o jogo pode começar a mostrar sinais de lentidão, especialmente em consoles menos potentes. É algo que espero que a Frontier continue a otimizar com futuras atualizações.
Falando em atualizações, a comunidade já está ansiosa pelos DLCs prometidos, que prometem expandir ainda mais o conteúdo disponível. A forma como a Frontier tem apoiado seus jogos no passado com conteúdo adicional me deixa otimista sobre o futuro de “Planet Coaster 2”.
Em resumo, Planet Coaster 2 é um triunfo para os amantes de simulações de parques temáticos. Ele oferece uma experiência rica, detalhada e infinitamente criativa. Se você já é fã do gênero ou está procurando explorar um jogo onde sua imaginação pode correr solta, este é uma excelente escolha.
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