A Sony continua praticando a sua estratégia de ‘comprar todo mundo’, só que não. Conforme relatado, a empresa Japonesa responsável pelo console PlayStation, abordou a Pearl Abyss para tornar seu próximo jogo single player de mundo aberto, Crimson Desert, um exclusivo do PlayStation 5. A desenvolvedora coreana não hesitou em dizer que rejeitou a oferta, pois acreditava que ganharia mais dinheiro com um lançamento multiplataforma.
Pra mim, está claro que a Sony abordou a Pearl Abyss com o mesmo tipo de oferta que eles fizeram a Larian com Baldur’s Gate 3, Game Science e seu Black Myth: Wukong, além de Shift Up e Cognosphere/Hoyoverse, os desenvolvedores de Genshin Impact e Zenless Zone Zero.
Parece que a Pearl Abyss percebeu que o maior público para seus jogos está no PC, e não quer que a Sony atrase uma versão para essa plataforma. Assim como outras empresas asiáticas, como a Square Enix, elas perceberam que a exclusividade com o PlayStation já não garante sucesso. Embora o público no Xbox seja menor, é melhor do que depender apenas do PlayStation, cuja base de jogadores está menos confiável.
Essas informações vieram de um blogueiro financeiro que participou de uma reunião da Pearl Abyss e foram traduzidas e compartilhadas no ResetEra. Também foram revelados mais detalhes sobre Crimson Desert, que contará com um ciclo dia/noite, sistema de moralidade e um mundo aberto. A Pearl Abyss aposta em uma estratégia multiplataforma para fortalecer sua posição como desenvolvedora de jogos AA/AAA, semelhante ao que a Round 8 Studios fez com Lies of P.
Crimson Desert está programado para o segundo trimestre de 2025 no PlayStation 5, Xbox Series X|S e Windows.