Através de uma declaração, o Xbox confirmou que está trocando o chefe da sua principal divisão de estúdios, o Xbox Game Studios.
Segundo compartilhado pela declaração, Alan Hartman, atual chefe do Xbox Game Studios, está se aposentando, sendo substituído por Craig Duncan, da Rare. Duncan se reportará diretamente à Matt Booty, que supervisiona toda a divisão de estúdios first-party do Xbox que não estão envolvidos, como Bethesda e Activision, além do próprio Game Studios. Confira:
Alan Hartman começou a trabalhar na Microsoft em 1988, especificamente na divisão de CD-ROM. Pouco tempo depois, ele foi transferido para a divisão de games da empresa, que nem havia pensado em lançar um console, trabalhando em títulos como Age of Empires, Brute Force, além de ajudar a fundar a Turn10 Studios.
Com a saída de Duncan da Rare, Joe Neate e Jim Horth comandarão o estúdio, que está trabalhando em atualizações para o Sea of Thieves e sua nova IP, o Everwild, que recebeu novidades (não oficiais) neste final de semana. Confira o e-mail de Matt Booty sobre o novo chefe do Xbox Game Studios:
“Hoje estou compartilhando notícias sobre mudanças de liderança em nossa equipe. Depois de mais de 30 anos na Microsoft, Alan Hartman está se aposentando no final de novembro. A carreira de Alan foi marcada por inovação, dedicação e uma paixão inabalável por jogos. Começando como contratado da Microsoft no grupo de CD-ROM em 1988, Alan trabalhou em uma variedade de projetos em seu tempo aqui, desde Age of Empires, até Brute Force como chefe de estúdio da Digital Anvil, até a fundação da Turn 10.
Ao longo dos anos, Alan, Turn 10 e Playground Games entregaram 13 jogos Forza Motorsport e Forza Horizon, transformando o Forza em uma das principais franquias de corrida do mundo e aprimorando regularmente os recursos de nosso hardware. Seu trabalho para promover a acessibilidade nos jogos estabeleceu uma referência para a indústria e, sob sua liderança, o Xbox Game Studios lançou vários títulos aclamados pela crítica este ano e preparou o terreno para jogos altamente esperados como Avowed, South of Midnight, Fable e muito mais.
Ao buscar nosso próximo líder para navegar pelas complexidades de nossos negócios e promover a criatividade necessária para que nossos jogos prosperem, colaboramos com o RH para avaliar candidatos externos e internos, considerando as demandas exclusivas da função XGS.
Tenho o prazer de anunciar que Craig Duncan assumirá o papel de chefe do Xbox Game Studios. Craig traz uma vasta experiência de seu mandato na Codemasters, Midway Games e Sumo Digital antes de ingressar no Xbox em 2011 para liderar a Rare. Durante esse tempo, a Rare alcançou sucesso comercial sustentado e desenvolveu novos IPs, principalmente o Sea of Thieves em constante evolução, uma franquia multiplataforma com mais de 40 milhões de jogadores.
Em sua nova função, Craig continuará a se concentrar em ajudar nossos estúdios a oferecer experiências de jogo diferenciadas e de alta qualidade que podem se transformar em franquias de sucesso e alcançar mais jogadores investindo em novas propriedades intelectuais. Craig se reportará a mim e se juntará à equipe de liderança de conteúdo de jogos e estúdios, trabalhando em estreita colaboração com Alan durante a transição. A equipe de liderança existente do XGS que Alan estabeleceu permanecerá intacta e se reportará a Craig.
Também tenho o prazer de anunciar que Joe Neate e Jim Horth assumirão como co-líderes da Rare. Sua liderança desempenhou um papel crucial no crescimento da Rare, e estou confiante de que eles elevarão o estúdio e seus jogos a alturas ainda maiores. Junte-se a mim para parabenizar Alan por sua aposentadoria e dar as boas-vindas a Craig, Joe e Jim em suas novas funções.“
E aí, o que você achou do novo chefe do Xbox Game Studios? Conta para gente nos comentários!
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.