Na indústria do entretenimento não é estranho hoje encontrarmos spin-offs ou jogos relacionados a diferentes franquias que nos oferecem experiências menores em mundos maiores. O que é estranho ver é que esta experiência é, literalmente, um esporte. Isso mostra o quão complexo e nutritivo é o vasto universo criado por e para a saga Harry Potter.
O Quadribol é um elemento que, sem ser decisivo, é fundamental para a franquia. Assistindo filmes ou lendo livros, todos nós sabemos como jogar porque ele tem regras tão sólidas quanto qualquer esporte hoje. O problema é, claro, explicá-lo para quem nunca consumiu essas narrativas. É nesse cinza que Harry Potter: Quidditch Champions se desenrola eloquentemente .
Este videogame, assim como os títulos esportivos do “mundo real”, como EA Sports FC 24 ou NBA 2K24, é inteiramente baseado em uma experiência esportiva. A única coisa que podemos fazer é jogar partidas de Quadribol, localmente ou multijogador, em todo o mundo mágico.
Harry Potter: Quidditch Champions é um jogo que tenta capturar a magia do esporte fictício do universo de Harry Potter, adaptando-o para uma experiência de videogame. Desenvolvido pela Unbroken Studios e publicado pela Warner Bros. Games, o jogo traz uma série de mudanças inteligentes nas regras do quadribol para torná-lo mais jogável e divertido.
O jogo mantém as quatro posições clássicas do quadribol: Artilheiros, Batedores, Goleiros e Apanhadores. No entanto, algumas mudanças foram feitas para equilibrar a jogabilidade:
- Artilheiros: Continuam a marcar pontos ao lançar a Goles nos aros do time adversário.
- Batedores: Agora há apenas um por time, o que faz com que sua função de atordoar os adversários com os Balaços seja mais estratégica.
- Goleiros: Defendem os aros contra os ataques dos Artilheiros.
- Apanhadores: A busca pelo Pomo de Ouro foi ajustada; ele agora vale apenas 30 pontos e pode aparecer várias vezes durante uma partida.
Eu adorei a jogabilidade de Harry Potter: Quidditch Champions a ponto de ficar obcecado por ele no meu tempo livre todos os dias desde que o recebi. No entanto, a jogabilidade só te leva até certo ponto. Infelizmente, embora a base da jogabilidade seja tão sólida quanto possível, o conteúdo a decepciona. Pelo menos no lançamento.
Felizmente, há uma experiência singleplayer. Ela envolve um modo de treinamento e quatro copas, que vão do quintal dos Weasleys até a icônica Copa do Mundo. No entanto, você pode passar por todas elas em questão de duas a três horas no total. E quando terminar, não há muito motivo para voltar a elas, exceto os desafios.
Este é certamente um jogo que segue seu curso com algumas horas de jogo. O verdadeiro gancho então vem do PvP, mas mesmo ele carece no departamento de conteúdo. Há apenas um único modo de jogo 3v3 disponível agora, o que parece malfeito. Sabemos que um modo 6v6 completo está a caminho no futuro, mas este jogo foi criado para isso. Deixar cada jogador da equipe desempenhar um papel dedicado faz sentido. Não ter isso no lançamento é uma pena.
É uma pena que não haja mais modos, tanto offline quanto online, para aproveitar. Harry Potter: Quidditch Champions estabelece uma base tão brilhante com sua execução impecável de jogabilidade deste esporte fictício. Cada papel parece significativo, único e vale a pena jogar. Começa tão simples, mas tem complexidade suficiente para apenas os mais dedicados dominarem.
Harry Potter: Quidditch Champions é muito melhor do que eu esperava antes de jogar. É uma experiência bastante polida e próxima do que um fã do mundo mágico desejaria em relação a este desporto. Porém, para fazer um bom loop de gameplay , complica coisas que não fazem sentido e fica no meio do caminho. Embora essa base seja ótima, ela só vai até certo ponto. Apesar de ter o potencial de ser minha próxima obsessão por jogos online, Harry Potter: Quidditch Champions, infelizmente, ficará em segundo plano por enquanto até que mais conteúdo e modos que valham a pena cheguem.
Tal como já anunciaram a introdução de uma modalidade seis contra seis, penso que é uma experiência que tem um longo caminho para crescer e muitas possibilidades de melhorar com base num trabalho bem executado. Acho que é uma experiência que seria muito melhor se fosse gratuita e não descarto que assim seja no futuro. Enquanto isso, teremos que continuar jogando quadribol de alto nível de forma competitiva.