Em uma resposta à carta do FTC enviada ao Nono Tribunal dos EUA, o Xbox detalhou as mais recentes mudanças do Game Pass.
Segundo compartilhado pelo Xbox, o novo nível do serviço, o Game Pass Standard, fornecerá mais benefícios do que o antigo Game Pass para Console, já que permitirá que os jogadores joguem seus títulos online. Além disso, os advogados também argumentaram que o novo nível será mais barato que se fossem assinados separadamente usando o Core e o Console, mas ignoraram o fato de que os jogos day-one foram removidos.
Em outro trecho do documento, os advogados do Xbox afirmaram que, embora o preço do Game Pass Ultimate tenha disparado, os jogadores receberão novos benefícios, como o lançamento day-one de jogos da franquia Call of Duty. Por fim, os advogados voltaram a citar o acordo firmado entre o Xbox e a Sony para o lançamento de jogos do Call of Duty no PlayStation, afirmando que a empresa japonesa havia ficado “encantada”.
Vale lembrar que na última quinta-feira (18), o FTC enviou uma carta ao Nono Tribunal dos EUA citando as novas mudanças no Game Pass e suas desvantagens para os jogadores, em uma tentativa de desfazer a aquisição da Activision Blizzard. Confira a resposta do Xbox na íntegra e traduzido para português do Brasil:
“A carta do FTC segundo a Regra 28(j) apresenta uma descrição enganosa e extra-registro dos fatos e é uma continuação das tentativas da agência de reinventar seu caso no apelo.
No início deste mês, a Microsoft anunciou mudanças no seu serviço de assinatura de jogos, Game Pass, para fornecer aos consumidores opções valiosas a diferentes pontos de preço. A Microsoft está oferecendo um novo nível de serviço, o Game Pass Standard, que oferece acesso a centenas de jogos do catálogo de retrocompatibilidade e funcionalidade multiplayer por $14,99/mês. É errado chamar isso de uma versão ‘degradada’ da oferta descontinuada do Game Pass para Console.
Esse produto descontinuado não oferecia funcionalidade multiplayer, que tinha que ser comprada separadamente por um adicional de $9,99/mês (fazendo o custo total de $20,98/mês). Enquanto o preço do Game Pass Ultimate aumentará de $16,99 para $19,99/mês, o serviço oferecerá mais valor através de muitos novos jogos disponíveis ‘day-one’. Entre eles está o próximo lançamento de Call of Duty, que nunca antes esteve disponível em um serviço de assinatura day-one.
O FTC mal mencionou a assinatura no julgamento, ao invés disso focou na teoria de que a Microsoft iria reter Call of Duty dos consoles da Sony. O tribunal distrital corretamente rejeitou essa teoria, que agora é ainda mais enfraquecida pelo acordo de dez anos entre a Microsoft e a Sony para manter Call of Duty no PlayStation—um contrato que a Sony estava ‘encantada’ em assinar. Enquanto o FTC agora tentou mudar o foco para seu suposto mercado de assinatura, sua carta não se alinha aos seus argumentos.
Deixando de lado que é comum para as empresas mudar suas ofertas de serviço ao longo do tempo, o caso do FTC em todos os seus supostos mercados sempre foi premissado na exclusão vertical, ou seja, que a Microsoft iria reter Call of Duty dos rivais e, portanto, prejudicar a competição. Mas mesmo no alegado mercado de assinatura, Call of Duty não está sendo retido de ninguém que o queira. E continua a não haver nenhuma evidência em qualquer lugar de dano à competição: o serviço de assinatura da Sony continua a prosperar, mesmo enquanto eles colocam novos jogos no seu serviço de assinatura day-one, ao contrário da Microsoft.
A transação, portanto, continua a beneficiar a competição e os consumidores—exatamente o que o tribunal distrital corretamente concluiu.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.