Flintlock: The Siege of Dawn é um soulslike desenvolvido pela A44 Games e distribuído pela Kepler Interactive. O estúdio desenvolvedor obteve certo sucesso com Ashen alguns anos atrás e agora retorna com Flintlock, sua nova investida no universo dos jogos soulslike.
Flintlock: The Siege of Dawn conta a história de Nor Vanek, um soldado chamado Sapper neste mundo de fantasia sombria. Os mortos se levantaram atrás de um portão brilhante na cidade Dawn, com os Sappers da Coalizão e suas confiáveis pistolas de pederneira como a primeira linha de defesa nas trincheiras, segurando as hordas.
O pai adotivo de Nor, Baz, um Sapper há muito atrasado para a aposentadoria, se voluntaria para uma missão suicida que se acredita ser a única chance de realmente impedir que a invasão se espalhe, as notícias não agradam a Nor. Ela se força a entrar na equipe da missão, apenas para as coisas darem terrivelmente errado quando eles passam pelo portão e entram em um encontro aterrorizante com um deus dos reinos míticos abaixo.
Ao recuperar a consciência, Nor encontra Enki, uma pequena criatura falante parecida com uma raposa que a informa que os deuses escaparam para seu mundo para causar estragos ao lado dos mortos não confinados. Enki por acaso é um deus enfraquecido, oferecendo a Nor uma proposta: ajudá-lo a derrotar seus irmãos para salvar o que resta e talvez, apenas talvez, obter vingança para ambos no processo.
Nor concorda relutantemente, o que dá início à sua parceria provisória. Juntos, eles viajam para três regiões diferentes do mundo e montam uma equipe desorganizada de especialistas para derrubar as portas de Dawn para sempre enquanto matam deuses maliciosos ao longo do caminho. Quais segredos eles descobrirão e sua busca terá sucesso?
As inspirações do jogo são aparentes já na tela de título, mas Flintlock não perde tempo elaborando sobre elas. Nor empunha uma arma corpo a corpo de uma mão na mão direita e uma pistola na esquerda. Um tanto similar ao Lies of P, a pistola é usada principalmente para defesa – interrompendo ataques que de outra forma seriam impossíveis de bloquear e preparando o inimigo para um contra-ataque. Mas pistolas novas fornecem novos usos. Há uma raiz de árvore radioativa carrancuda cujos projéteis detonam após alguns segundos.
A progressão vem por meio de uma árvore de habilidades dividida entre poder (dano à distância), magia (dano de Enki) e aço (dano corpo a corpo). O salto duplo e a esquiva aérea mencionados acima são desbloqueados dessa árvore, mas também há outras habilidades legais, como carregar um tiro de sua pistola, aumentar a eficácia de poções de cura ou desviar de projéteis inimigos com um bloqueio bem cronometrado.
Várias armas e armaduras estão espalhadas pelo mundo em baús de tesouro, então você é recompensado se sair do caminho batido para explorar. Felizmente, há muitos pontos de viagem rápida para Lodestones (equivalente a fogueira) e fogueiras. Seus companheiros e amigos também aparecem nas fogueiras, onde você pode falar com eles para atualizar seu equipamento ou jogar Sebo.
O que é Sebo, você pode perguntar? É o único minijogo introduzido neste jogo que pode ser jogado com uma variedade de personagens ao longo de sua jornada. É um jogo do tipo jogo da velha, onde os jogadores devem formar uma fenda triangular no menor número de turnos. Os jogadores se revezam jogando ataque e defesa para formar o triângulo ou impedir que o oponente o forme.
Moedas especiais podem ser encontradas em todo o mundo que lhe dão uma vantagem durante as partidas, como permitir que você jogue uma moeda em qualquer lugar do tabuleiro. Este minijogo é bastante novo no início, mas fica chato rapidamente, e a única recompensa que você ganha ao jogar são pontos de reputação.
Enquanto isso, armas corpo a corpo têm uma gama pequena e movimentada, de martelos que derramam punição através da armadura a machados incendiários que às vezes deixam você esperar a luta acabar. Cada um é um meio de recarregar sua pistola, com o jogo concedendo uma carga de pólvora para cada quatro golpes que se conectam.
Como tal, você sempre será livre pra jogar da maneira que quiser, cortando cabeças para ganhar pólvora para conter o próximo golpe desbloqueável, embora o sistema de progressão do jogo – cujas atualizações podem ser revertidas à vontade, recuperando uma parte do XP associado, ou “Reputação” – permita que você ajuste sua abordagem em direção à feitiçaria, carnificina ou tiroteio.
Dado que o jogo inclui três tipos principais de combate, uma árvore de habilidades robusta permite que você personalize ainda mais e fortaleça Nor e Enki como achar melhor. Nor ganha reputação conforme você luta contra inimigos, derrota oponentes em um minijogo opcional chamado Sebo ou completa missões. A reputação serve como moeda do jogo e sistema de pontos de experiência.
Você precisa dela junto com materiais de criação coletados para atualizar equipamentos e itens, embora você também a gaste em lojas e avançando os três ramos da árvore de habilidades: corpo a corpo, pistola e magia. Eu tendia a focar mais em corpo a corpo e magia, tornando Nor um lutador de linha de frente poderoso.
Ainda assim, as maneiras que você pode experimentar para criar um estilo de jogo único são divertidas. Minha única reclamação real com o sistema de reputação é que você constantemente tem que escolher entre fortalecer o conjunto de habilidades ou equipamentos de Nor, mas essa também é outra maneira de personalizar a experiência do jogo.
O mundo de Flintlock: The Siege of Dawn é esplendoroso, com suas cafeterias falsamente turcas administradas por criaturas que consistem em braços segurando máscaras, seu olho para detalhes como murais rachados e conchas de cobre lançados contra seu amor por palácios brancos como ossos que engolem o horizonte e tumores minerais no céu. Temas ambientais mais amplos incluem a ascensão do fanatismo cego movido pelo medo da mortalidade, e há pedaços de mitologia escrita para descobrir. Mas as pessoas parecem superficiais. Os companheiros de Nor são tagarelas.
A história e o roteiro de Flintlock são excepcionalmente bem escritos, mesmo com grande parte da construção do mundo relegada a conversas ambientais ouvidas e literatura encontrada. Gosto de como a inocência de olhos arregalados de Enki e a curiosidade sobre o reino mortal, como sua reação a uma roda d’água, se traduziu em Nor compartilhando momentos perspicazes com ele. Também gostei muito de como grande parte da construção do mundo decorre do diálogo deles.
Ver a maneira como eles conversam mudar conforme sua parceria evolui é fascinante. A dinâmica de Nor e Enki é o coração e a alma da narrativa. No entanto, também adoro a importância do vínculo familiar entre Nor e sua figura paterna, Baz, e as personalidades dinâmicas e os pontos de vista do pequeno elenco de personagens secundários que viajam com eles.
Considerando que Flintlock é um título “AA” com um custo menor comparado a outros jogos no mercado, é evidente que houve dedicação na criação de um novo universo e na implementação de um combate interessante, que se destacam como os maiores pontos positivos do jogo.
Minha maior reclamação em termos de desempenho técnico é a baixa qualidade de áudio e balanceamento, especificamente diálogos giratórios e ruídos de fundo. A música é muito alta e você mal consegue ouvir os efeitos do combate e do diálogo, mesmo quando você a ajusta nas configurações. Se não fosse pelas legendas, eu nem conseguiria ouvir que alguém estava falando às vezes. Esse desequilíbrio também afeta negativamente os encontros de combate, pois este é um jogo de ação pesada.
Não conseguir ouvir o fluxo e refluxo da luta torna a experiência geral pior do que já é. Falando um pouco sobre os visuais do jogo — há um filtro de nebulosidade estranho sobre a apresentação gráfica, o que por sua vez torna tudo um pouco embaçado, o que também não me agradou.
Conclusão Flintlock: The Siege of Dawn
Levei cerca de quinze horas para jogar Flintlock: The Siege of Dawn , mas eu poderia imaginar que levaria mais ou menos tempo para outra pessoa, dependendo de como ela aborda o mundo do jogo, as batalhas e as missões. Eu aproveitei cada momento que joguei e fiquei surpreso sempre que descobri algo novo sobre uma de suas áreas enormes ou emocionado quando criei uma estratégia vencedora para uma luta difícil.
Independentemente de seus pensamentos sobre jogos soulslite, acho que Flintlock: The Siege of Dawn consegue ser um RPG de ação envolvente. Nor e Enki são personagens fantásticos com quem eu gostei imensamente de viajar.