Existem jogos que exigem milhares de pessoas em sua produção e também envolvem cifras milionários para serem finalizados. Já outros muitas vezes conseguem cativar o público sendo um pouco mais simples do que estas megaproduções, e até mesmo desenvolvidos por uma única pessoa. Confira alguns jogos incríveis que foram feitos por uma única pessoa e estão disponíveis no XBOX.
Braid
Braid foi um dos grandes hits do catálogo de jogos indies do XBOX 360 quando lançado na LIVE, como era chamada a rede de serviço de jogos da Microsoft da época. O jogo criado por Jonathan Blow foi o estopim para uma série de jogos indies lançados na 7ª geração e chamava a atenção pelo visual cartunizado único e pela gameplay que envolve manipular o tempo para resolver os puzzles do jogo.
Um detalhe que precisa ficar claro de sua produção é que inicialmente ele foi produzido por Jonathan para PC, porém, quando ele foi lançado no XBOX 360 passou por uma reestilização, onde ele contou com a ajuda do artista David Hellman. Ele ainda lançou outro jogo The Witness, entretanto com um grupo de desenvolvedores dessa vez.
Balatro
O sucesso mais recente desta lista é o de Balatro, o jogo de cartas de baralho com poderes se tornou um dos jogos indies de maior sucesso do ano de 2024. Nele você precisará construir o melhor deck possível para avançar de nível no jogo, que conta com regras de poker adaptadas. As cartas poderão ser compradas a cada rodada, variando entre curingas poderosos, booster packs e outros tipos de cartas especiais.
Essa mecânica simples e viciante fez com que o jogo se tornasse um sucesso repentino que surpreendeu até o próprio desenvolvedor, único funcionário da LocalThunk. Um fato engraçado é que logo após o final de sua produção, o criador saiu em busca de um emprego na área de TI, porém em menos de um mês depois do lançamento do jogo, foram vendidas mais de 1 milhão de cópias.
Stardew Valley
Podemos apontar como um dos exemplos mais famosos de jogos feitos por uma pessoa só o Stardew Valley. O jogo que é criação da Concerned Ape, formado por Eric Barone é muito inspirado em jogos como Harvest Moon e Animal Crossing, sabendo utilizar muito bem de todas as mecânicas que estes jogos de fazenda possuem.
Aliás, em Stardew Valley você também terá uma vida social agitada, conhecendo os vários habitantes e os ajudando em várias situações que o jogo apresenta, fora ter uma parte onde você precisa lutar para pegar minérios preciosos. Como ele é um jogo feito por uma pessoa só tem atualizações vagarosas, somente por agora saiu sua versão 1.6, que aumenta ainda mais a experiência. O desenvolvedor também anunciou outro título, o Haunted Chocolatier, porém ainda sem data de lançamento.
Minecraft
Minecraft passou Mario como um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, porém a produção do sandbox teve início com apenas uma pessoa, o famoso “Notch” que tem o nome de Markus Persson. Ele começou a desenvolver o jogo durante o seu tempo livre e teve como inspiração o game Infiniminer, que nunca teve sucesso.
Apesar de ter um visual um pouco peculiar e até defasado para a época, quando foi realizado seu pré-lançamento em 2009, o jogo rapidamente conquistou uma multidão de jogadores pela sua gameplay e em 2010 Notch contratou uma equipe para compor a Mojang. Este com certeza é o jogo de maior sucesso da lista, já que em 2014, a Microsoft realizou a compra do estúdio em uma negociação avaliada em US$ 2,5 bilhões.
Undertale
Undertale é um jogo completamente desconcertante produzido por Toby Fox, ele levou cerca de 3 anos para desenvolvê-lo sendo um projeto com fundos angariados via Kickstarter. Toby, criou tudo no game, desde os arranjos musicais, a concepção dos personagens, enredo, gameplay e arte. Cada parte de Undertale é única, apesar dele se apresentar como um RPG tradicional, ele surpreende pelas várias mecânicas que apresenta em seu combate.
Ele chama a atenção pelo seu enredo cheio de personagens cativantes com diálogos bem inusitados e também pela forma que você pode rumar nesta história, já que é possível zerar o jogo matando todos os personagens como fazendo uma gameplay completamente pacifista. Aliás, a forma como o jogo é zerado também mudará o final, criando um interessante fator de replay aos que se aprofundam em Undertale.
Axiom Verge
Lançado em 2016 na biblioteca do XBOX, Axiom Verge é outra experiência de jogo indie desenvolvida por apenas uma que esbanja talento e dedicação de seu autor. O responsável foi Thomas Happ que esteve por trás de tudo, desde trilha sonora, designs, artes e gameplay do jogo, trazendo uma alta qualidade para os que têm curiosidade em jogá-lo.
Ele é um jogo no estilo clássico metroidvania, que consegue relembrar muitos bem aqueles clássicos da era 16 bits com suas artes bem retrô. Axiom Verge chama a atenção pela sua ambientação sci-fi com ambientes futuristas e alienígenas muito bem elaborados. O jogo da Thomas Happ Games LLC teve uma boa aceitação inclusive tem uma continuação, Axiom Verge 2.