A Atlus acaba de lançar a mais recente iteração de sua linda franquia de videogame RPG, Shin Megami Tensei V: Vengeance . Após o anúncio do spin-off, os fãs mais assíduos ficaram preocupados que o novo jogo não fosse diferente o suficiente do original para justificar o novo arco. Para a sorte deles, estavam errados.
SMT V: Vengeance conta com duas histórias diferentes, sendo o Cânone da Vingança a com as novas adições, e o Cânone da Criação representando a narrativa do jogo original. Ainda que seja uma ramificação da história do jogo base, o Cânone da Vingança adiciona novidades como uma nova forma para o protagonista, mais demônios para recrutar, outros protagonistas, mais habilidades, novos vilões e novas tramas, boas o suficiente para que seja uma experiência significativamente diferente. A inclusão de Yoko, uma nova protagonista, muda a forma com que diversos eventos ocorrem, além das ações e alinhamentos de diversas outras peças chave da narrativa.
Muitos jogos falham no departamento de criar um novo arco ou remasterizar seu jogo de uma forma que pareça diferente o suficiente do original para justificar o tempo, dinheiro e energia necessários para jogar um jogo como este, mas a Atlus acertou em cheio com SMT V: Vengeance.
SMT V: Vengeance é um JRPG raíz. Aqui temos um eficaz combate em turno. Descobrindo as fraquezas dos inimigos, usando buffs e debuffs para tornar ataques poderosos ainda melhores, ou melhor ainda, conseguindo escapar de uma luta com toda a calma, o jogo é rígido o suficiente para que você não perca de vista seus objetivos, mas também fluido o suficiente para dar aos jogadores a liberdade de usar seus próprios pontos fortes e aproveitar o jogo.
Temos também uma exploração em um mundo semi-aberto, uma boa quantidade de missões primárias e secundárias. O mundo do jogo é divido em uma série de mapas, com um tamanho bem interessante, nos quais podemos nos locomover livremente. Cada um deles possui suas próprias missões primárias e secundárias, algumas com um nível maior do que alcançamos no momento, além de chefes opcionais. E também conta com inúmeros tesouros escondidos para manter qualquer jogador entretido durante as mais de 60 horas que seria levar para completar o jogo. Eles são realmente legais de se explorar, e o jogador curioso sempre é recompensado.
Se você está chegando em SMT V: Vengeance com uma nova perspectiva, o que significa que você possivelmente não jogou o jogo original, afinal essa é a estréia da franquia no Xbox, o novo arco de história de Vengeance é uma ótima pedida para fãs do gênero. Ainda existem algumas falhas, é claro – o Cânone da Criação sempre deixará muito a desejar e o design das áreas podem ser um acerto ou erro – mas Vengeance redefine Shin Megami Tensei V com força total. Este é um excelente JRPG com centenas de horas de jogo e sem dúvida o jogo que Shin Megami Tensei V deveria ter sido. O game se tornou ainda mais acessível agora, se tornando ainda mais obrigatório para todos os fãs do gênero. Seja você um velho conhecido da franquia ou não, pode ir sem medo algum.
Ainda assim, é um jogo excelente, com uma trama cativante e provocativa, diversos finais e personagens memoráveis. O combate é muito satisfatório, o sistema de ganhar e perder turnos favorece o jogador que se prepara, fundir demônios é super divertido e tudo que foi adicionado faz sentido, tem um propósito e deixa a experiência melhor ainda.
No geral, Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma experiência divertida, mantendo você entretido com a ideia de capturar e fundir todos os demônios do jogo e formar a equipe mais forte possível. Estamos apenas na metade de 2024, mas acredito que temos aqui um integrante do hall dos melhores RPGs do ano.