Durante uma entrevista para a IGN, um ex-funcionário do Xbox, que não teve sua identidade revelada, comentou sobre as mais recentes polêmicas da divisão.
Segundo compartilhado pelo ex-funcionário, as mais recentes “decisões polêmicas”, que envolvem o fechamento da Tango Gameworks e Arkane Austin, não estão sendo tomadas por Phil Spencer, e sim pela liderança da Microsoft, mais precisamente Satya Nadella, CEO da empresa, e Amy Hood, que é a líder do departamento de finanças da gigante de Redmond.
Ainda na entrevista, o ex-funcionário deu sua opinião sobre o que está acontecendo com o Xbox, argumentando que a divisão vinha de um ano forte com as vendas de consoles e assinaturas em alta, o que levou Satya Nadella a aprovar a aquisição da Activision Blizzard. No entanto, com a queda das vendas e com os serviços de assinatura estagnados, a Microsoft precisa rever suas ações para evitar uma queda em seus números.
Outra “polêmica” revelada na entrevista diz que o nome “Xbox” não está sendo mais utilizado, e sim “Microsoft Gaming“. No entanto, essa nomenclatura vem sendo utilizada desde o início de 2022, tanto que Phil Spencer deixou de ser o líder do Xbox para se tonar o CEO da Microsoft Gaming. Vale lembrar que um relatório da Bloomberg apontou que os executivos e acionistas da Microsoft estão mais “cautelosos” com a divisão.
Podemos esperar que a divisão Xbox volte para sua “era de glória” com o lançamento da aguardada loja mobile, confirmada por Sarah Bond em uma entrevista para a Bloomberg. Na mesma entrevista, Bond afirmou que o Game Pass continuará a receber jogos em day-one e reforçou que a divisão de hardware já está trabalhando na próxima geração. Confira:
“O motivo pelo qual isso parece tão inconsistente com declarações anteriores da equipe de liderança da Xbox é que essas decisões provavelmente não estão sendo tomadas por Phil. Tudo isso está sendo ditado por Satya e Amy Hood, e tudo isso decorre da aquisição da Activision.
Eu acredito 100% que essa é uma decisão de nível de conselho. O Xbox era um grande centro de lucro, então Satya aprovou uma grande fusão. Agora, os jogos estão diminuindo e as ações da Microsoft estão disparando, e não há como Satya permitir que o Xbox a arraste para baixo. Isso é tudo minha opinião, é claro, mas… tenho quase certeza de que essas não são decisões sendo tomadas apenas pela liderança da Xbox.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.