Segundo um relatório do site The Verge, o bilionário sul-africano Elon Musk irá processar a OpenAI após a parceria com a Microsoft.
De acordo com o relatório, Elon Musk processará a OpenAI e o seu CEO, Sam Altman, por “abandonar a missão da criação de uma inteligência artificial que beneficiará a humanidade”. Musk também argumentou que a parceria bilionária com a Microsoft transformou a empresa em uma “subsidiária de código fechado” que visa apenas o lucro.
Para justificar o processo, os advogados argumentaram que o que está acontecendo na OpenAI vai contra o acordo que o Musk (co-fundador) assinou em 2015 com o atual CEO e o presidente, Greg Brockman, que se comprometeram em deixar a empresa como uma “organização sem fins lucrativos“. Os advogados também argumentaram que a empresa é obrigada a revelar o código-fonte do GPT-4, e apontaram que a Microsoft está o “encobrindo”.
Para tentar concorrer com a OpenAI e criar uma “inteligência artificial que beneficiará a humanidade”, Musk fundou a xAI, uma empresa focada na criação de uma nova inteligência dentro da plataforma X. Confira um trecho do processo:
“Os novos membros do Conselho carecem de experiência substancial em IA e, com base em informações e crenças, estão mal equipados por design para fazer uma determinação independente de se e quando a OpenAI e, portanto, quando desenvolveu um algoritmo que está fora do escopo da licença da Microsoft.”
Vale lembrar que a Microsoft investiu cerca de US$10 bilhões na OpenAI, e utilizou o GPT-4 na criação do seu próprio assistente pessoal com inteligência artificial, o Copilot.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.