Acredito que a maioria das sequências de ação nos filmes de quadrinhos contemporâneos são um jargão audiovisual – um borrão anárquico de animações de computador e edição hiperativa que meu cérebro simplesmente para de tentar acompanhar depois de um tempo. Posso dizer uma coisa sobre Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça – eles acertaram em cheio na noção moderna de ação “cinematográfica”.
Esquadrão Suicida é mais um de jogo de mundo aberto afogado em elementos de looter shooter. Entre sua jogabilidade repetitiva, objetivos igualmente repetitivos e uma enxurrada impiedosa de loot, atualizações e modificações, a experiência geral é completamente entorpecente e surpreendentemente divertida. Este é o tipo de jogo que derrama brilho nos olhos enquanto entra em um ciclo compulsivo, mas um tanto insatisfatório as vezes.
Após terminar a campanha de dez horas, fiquei com a sensação de que ainda não tinha arranhado a superfície de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça. Este é um jogo de serviço como manda o figurino, e através de várias missões que geralmente se enquadram em um punhado do mesmo tipo de estrutura, e com muitos dos quatro membros da minha equipe mal atingindo seu potencial em termos de árvores de habilidades e saques de alta qualidade. É impossível saber ao certo o roteiro da Rocksteady para manter os jogadores atirando, atravessando e atacando os servos de Brainiac. No entanto, apesar de me sentir desapontado depois de completar a história, eu me diverti muito com ela, mesmo que haja alguns problemas com sua construção.
Harley Quinn, Boomerang, Rei Tubarão e Pistoleiro: também conhecido como Esquadrão Suicida. Você pode estar familiarizado com essa galera do Universo DC graças a uma série de filmes, como a primeira tentativa completamente sem brilho, o filme das Aves de Rapina e o mais recente Esquadrão Suicida de James Gunn. Quer você saiba muito sobre eles ou não, a Rocksteady fez um trabalho fantástico em fazer você se importar com os personagens, com alguns dos melhores roteiros de jogos de super-heróis que já vi. Sabemos que o calibre da trilogia Arkham era alto e isso não é diferente.
Harley Quinn é de longe o destaque, deixando de ser o interesse amoroso carente do Coringa e se tornando uma anti-herói formidável, porém perturbada, em Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça. Pistoleiro está em busca de vingança e, embora ocasionalmente possa se desviar para o genérico, ele encontra maneiras de fazer você ser afetuoso com ele. Rei Tubarão a princípio parece uma cópia qualquer de Drax dos Guardiões da Galáxia, principalmente para aqueles mais familiarizados com a Marvel e/ou não conhece muito sobre o personagem, mas ele se torna um indivíduo inteligente e atencioso, sem nunca perder sua veia agressiva. Quanto ao Boomerang, ele é o alívio cômico, mas na maioria das vezes é de fato genuinamente engraçado e uma adição sólida à equipe.
A alternância entre os quatro membros do Esquadrão Suicida pode ser feita a qualquer momento fora das missões, e cada um tem seu próprio estilo de jogo que pode ser desenvolvido conforme você sobe de nível. Harley pode se balançar em cordas e lutar pela cidade; O Boomerang pode se teletransportar e correr rápido; Tubarão pode dar grandes saltos seja altura ou distância, e Pistoleiro tem um jetpack. Todos têm seus próprios benefícios e são úteis em diferentes situações, mas adorei viajar por Metropolis como Tubarão porque era muito mais eficaz para ir de um lugar a outro. Você também é livre para equipar qualquer arma em um personagem, mas garantir que a distribuição esteja equilibrada por toda a equipe aumenta a chance de ter uma vida fácil no combate.
Quando você está lutando contra ondas de inimigos, o sucesso vem da construção de combos e de causar mais danos ao atingir a décima, vigésima e trigésima horda de inimigos. Atualizar armas e árvores de habilidades oferece vantagens para combos encadeados, como melhores danos e certas habilidades que duram mais. Há muito o que aprender quando se trata de estatísticas de armas, e a tela está repleta de números, modificadores e cadeias de ataques, fazendo com que a interface do usuário pareça mais um livro didático do que um videogame. Se você for como eu, não se importará muito em estudar cada pequeno detalhe, mas para aqueles que desejam as melhores combinações possíveis de saques, provavelmente aproveitará muito isso.
O principal problema da história é que há muitos detalhes que simplesmente não fazem sentido ou não se alinham com as regras do referido universo. Um bom exemplo disso é quando Tubarão simplesmente tira o anel do Lanterna Verde e o usa. Não é assim que o anel do Lanterna Verde funciona, pois quando um Lanterna morre, o anel voa para localizar um portador digno. De qualquer forma, houve casos em que este não foi exatamente o caso, especialmente quando não é o anel de Hal Jordan (lá ele). Portanto, isso é algo ignorável.
Além disso, há momentos em que Batman explica como seu capuz não pode ser visto, o que simplesmente parece fora do personagem. Finalmente, se o Esquadrão Suicida fosse uma ameaça tão grande para Brainiac e seus planos, ele poderia ter feito alguém como o Flash acabar com eles instantaneamente. No entanto, nosso grupo de delinquentes é protegido por uma armadura de conspiração, é claro. Além disso, no início do jogo, Batman consegue derrubar o Esquadrão Suicida com facilidade, mas em sua luta contra o chefe, ele não consegue derrubar nem mesmo um membro, apesar de ter uma vantagem significativa.
Sim, eu sei que é apenas um jogo. E incoerências narrativas e descaracterização de personagens acontece em filmes, séries e até em HQs. Também sei que o foco do jogo é ser mais leve e descontraído, mas eu tenho certeza que eles já sabiam no terreno que estavam pisando quando você decide colocar o maior grupo de heróis da história como os vilões que precisam ser derrotados.
Ainda assim, é muito legal que a Rocksteady tenha incorporado vários outros personagens da DC, como Penguin, Poison Ivy e Lex Luthor, no jogo. Infelizmente, nada disso levou a algum lugar particularmente interessante, exceto que a aparição de Lex abriu a porta para a narrativa do multiverso, o que significa que a maioria dos eventos que se desenrolam neste universo podem nem ter importância mais tarde.
A atuação é a melhor coisa de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, e adorei ver esses personagens crescerem, especialmente Harley Quinn. Amanda Waller é tão tortuosa como sempre foi, atuando como uma das melhores personagens fora do Esquadrão, mas seu cachorrinho Rick Flag é bem chato. Lex Luthor é incrível ao longo da história e, embora ele esteja lá para ajudá-lo, você nunca tem certeza se ele vai te ferrar em algum momento. Todos estão soberbamente animados, com cenas sendo algumas das melhores do Xbox, e a cidade de Metrópolis é deslumbrante, embora desprovida de vida e qualquer tipo de personalidade.
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça tem momentos de diversão, com excelentes atuações e um ótimo roteiro. No início tudo parece incrível, o combate parece interessante, mas acaba fracassando devido à natureza repetitiva das missões e dos encontros de combate. Será interessante ver se a Rocksteady pode fazer o que a Crystal Dynamics não conseguiu, mas neste estágio, sinto que será preciso muito trabalho para fazer com que valha a pena jogar o conteúdo do Endgame com o passar dos meses…. Ou se eles ainda terão interesse em manter esse projeto vivo.
No geral, o jogo deixa sim muito a desejar. Os diálogos e cutscenes são produzidos de forma excelente, porém, o mesmo não se pode dizer das lutas contra chefes e do final do jogo. Não poder jogar offline mesmo quando sozinho parece um tapa na cara, mas pode ser perdoado, afinal é uma chance bem pequena de qualquer pessoa jogar offline atualmente. No final das contas, o jogo pode ser apreciado por alguns fãs da DC em busca de diversão rápida e caótica, mas muitos fãs obstinados de quadrinhos serão rápidos em criticar certos aspectos da precisão dos quadrinhos e do desenvolvimento do personagem. O alto preço é definitivamente injustificado e não parece valer a pena.