A Microsoft há muito tempo vem traçando o seu objetivo declarado de se tornar líder na indústria de jogos, ao mesmo tempo que afirma que seus olhos estão voltados para empresas como Apple e Tencent, e não para PlayStation e Nintendo, a fim de atingir esses objetivos. Na verdade, o líder absoluto do setor é a Tencent. A gigante chinesa tem investimentos maciços em empresas como a Epic Games com Fortnite, bem como uma posição dominante em serviços para PC e jogos móveis nos mercados ocidentais e orientais em geral. A Apple, apesar de não fabricar jogos ou hardware próprio para jogos, também está há muito tempo confortavelmente à frente da Microsoft, devido aos enormes impostos que impõe aos desenvolvedores em suas lojas de aplicativos iOS. Entretanto, o cenário aponta para uma mudança drástica.
A empresa de análise Newzoo lançou recentemente um relatório detalhado sobre a indústria de jogos para o primeiro semestre de 2023, revelando uma lista dos 10 primeiros. A Newzoo projeta que a indústria de jogos gerará US$ 184 bilhões em receitas para todo o ano fiscal de 2023 e prevê que crescerá para US$ 205,7 bilhões até 2026. A maior parte da receita de jogos permanece em dispositivos móveis, embora PC e console tenham visto crescimento , enquanto os jogos baseados em navegador continuam seu declínio em queda livre. Os jogos móveis também registaram um pequeno declínio, mas continuam a representar 49% do bolo global, com consolas e PC a partilharem 29% e 21%, respetivamente.
Num mundo onde as receitas da Microsoft e da Activision foram combinadas, pela primeira vez na história dos jogos, a Microsoft irá ultrapassar a Sony PlayStation e se tornar a segunda maior empresa de jogos. É emblemático o desejo da Microsoft de imitar a Tencent neste espaço, produzindo jogos de serviço que existem em todas as plataformas, em oposição à abordagem mais tradicional de ecossistema de console fechado que funciona bem para PlayStation e Nintendo. A Microsoft também disse aos investidores que esperem um aumento de quase 50% nas receitas de jogos no próximo trimestre, devido aos fluxos de receita combinados. A compra da Activision Blizzard só foi finalizada em outubro, impedindo que a receita da Activision fosse contabilizada como parte da receita fiscal do primeiro semestre de 2023 da Microsoft. A Newzoo tomou a liberdade de projetar como seria o gráfico se essas receitas fossem combinadas, como você pode ver abaixo.