O tão aguardado lançamento da Blizzard, Diablo 4, foi declarado oficialmente morto pelo tribunal da opinião pública. De acordo com diversos jogadores, o fim deste jogo outrora promissor pode ser atribuído à ganância e à incompetência corporativa, que deixaram a comunidade num estado de fúria. Mas afinal, o que houve com Diablo 4?
Diablo 4 foi lançado com expectativas significativas. Foi visto como um potencial retorno à boa fase da Blizzard, após o lançamento conturbado de Overwatch 2, o fracasso de Warcraft 3 Reforged e o declínio vertiginoso de World of Warcraft, houve muito pouco na última década que a Blizzard pudesse apontar como sucessos.
Embora o jogo tenha recebido muitos elogios em seu lançamento por seu ciclo de jogo e especificação de itens, ficou claro que o ciclo de jogo base é básico, mínimo e não pode sustentar uma comunidade por muito tempo. Especialmente no que diz respeito à motivação declarada da Blizzard para manter Diablo 4 como um jogo como serviço.
A Blizzard tem evitado compartilhar quaisquer números oficiais da base de jogadores de Diablo 4. No entanto, ao examinar plataformas como Twitch, YouTube e Reddit, torna-se evidente que o interesse no jogo diminuiu significativamente. As visualizações do YouTube despencaram e os criadores de conteúdo não publicam mais conteúdo relacionado ao Diablo 4 com tanta frequência. Um evento recente de Diablo 4 na Coreia do Sul teve público extremamente baixo, com arquibancadas quase vazias e apenas 300 espectadores no pico.
Os números de audiência do Twitch também mostram bem esse desinteresse. O jogo teve pico de 937.000 espectadores no lançamento e caiu para apenas 3.600 atualmente e até menos do que isso. Simplesmente não há apetite para um compromisso de longo prazo com Diablo 4. Não há nada para assistir. Não há conteúdo bacana, não há um bom endgame e como consequência, não há mais interesse, como pode ser visto nos números da contagem de jogadores.
É óbvio que em jogos que se baseiam em esquemas de temporadas, é natural que o engajamento caia quando se está caminhando para o fim de uma temporada, como está acontecendo aqui. Basta fazer um pequeno comparativo com outros jogos do tipo como Destiny 2, Path of Exile, Apex Legends e etc, todos tem o seu pico de jogadores no começo de uma nova temporada e é natural que esse número caia conforme a longevidade da temporada.
O problema maior aqui é o rápido declínio com que isso aconteceu, um esquema de uma temporada durar pouco mais de 3 meses não se mostrou eficaz, uma vez que a última lançada não trouxe nada de tão relevante. Isso somado com o público não estar mais engajado na internet, ocasionam no iminente atestado de óbito dado pelo tribunal da opinião pública.
O futuro de Diablo 4 pode parecer promissor para alguns, e eu me incluo nisso, com a chegada da segunda temporada, Season of Blood, com lançamento previsto para 17 de outubro. Esta atualização promete apresentar cinco chefes de endgame novos e antigos, atualizações para recompensas de renome, joias e estoque armazenamento, bem como efeitos de resistência e status. Os jogadores assumirão o papel de um caçador de vampiros e ganharão poderes vampíricos, adicionando um toque emocionante à jogabilidade. Espera-se que Season of Blood ofereça conteúdo de final de jogo mais desafiador para os jogadores enfrentarem.
O lançamento de Diablo 4, em meio a um cenário de expectativas elevadas e fãs ansiosos, foi recebido com muitos aplausos, mas desde então não conseguiu manter seu ímpeto. A falta de um ciclo de jogo robusto, juntamente com decisões controversas em torno das suas estratégias de monetização, levantou questões sobre a visão e direção da Blizzard para o jogo. Numa era em que a retenção dos jogadores e o envolvimento sustentado são fundamentais, especialmente para jogos que adotam o modelo GaaS, os números cada vez menores de Diablo 4 servem como um lembrete claro do delicado equilíbrio entre a satisfação dos jogadores e a geração de receitas. À medida que o jogo se encontra numa trajetória incerta, a comunidade de jogos e a indústria em geral estarão atentas aos próximos passos da Blizzard, na esperança de uma ressurreição da sua antiga glória ou algo perto disso.
No entanto, com o lançamento do Path of Exile 2 ainda este ano, Diablo 4 enfrenta o desafio de manter sua base de jogadores. Dada a sobreposição significativa de seus públicos, espera-se que um número substancial de entusiastas de Diablo 4 mude seu foco para Path of Exile 2, pelo menos por um tempo.
A reputação da Blizzard foi atingida com lançamentos recentes como Warcraft 3 Reforged, Overwatch 2 e agora Diablo 4. O toque lendário da empresa parece estar desaparecendo sem quaisquer sinais de ressurgimento.
Não é exagero algum cogitar que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, somada a entrada de seus jogos no Game Pass e com a nova temporada de Diablo 4 chegando possam marcar de vez essa virada de jogo e salvação do jogo e a sua reputação.