RIDE 5 é o primeiro título da série, disponível apenas para a geração atual. Os desenvolvedores se agarraram ao passado na esperança de reter o maior público possível, ao mesmo tempo em que evitaram dificultar seus esforços ao basear o desenvolvimento em uma geração desatualizada.
O jogo é visualmente impressionante em alguns aspectos e sem brilho em outros. Em termos de desempenho, porém, o jogo é sólido e roda em alta taxa de quadros. As motos e os designs dos circuitos são chamativos, atrativos e detalhados. Tudo parece muito bem até que o piloto retire o capacete. Os modelos faciais humanos são rígidos, desanimadores e estranhos. Então, talvez apenas pule essas cenas e você nunca terá que vê-las.
De cara, o RIDE 5 quer saber o quão familiarizado e adepto você está em corridas de motos, para adaptar as configurações ao seu nível de habilidade. Nesse momento ele apresenta uma opção para auxiliar jogadores novatos. Ele se oferece para pisar no freio para você, dirigir nas curvas e fazer tudo ao seu alcance para evitar que você caia. As linhas de corrida recomendadas usuais e a capacidade de retroceder também estão aqui, sendo esta última muito útil quando você eventualmente começa a desligar as assistências.
Até mesmo a oposição da IA pode ser alterada para garantir que uma corrida competitiva esteja em jogo. Reduzir ou aumentar a dificuldade da IA gradativamente é uma forma de nivelar o jogo, mas também há outra configuração. É possível aumentar ou diminuir sua agressividade geral na pista, o que certamente pode levar a algumas manobras agressivas da primeira à última curva.
O modo carreira começa como um novato com uma moto básica, pronto para provar seu valor nas ligas de corrida inferiores. Depois de completar algumas corridas e se familiarizar com sua moto, não vai demorar muito para que você ganhe alguns créditos para comprar motos novas ou atualizar a atual.
Também não é como se fosse uma tarefa fácil. Com mais de 270 motos de 20 fabricantes oficiais como BMW, Honda e Triumph, é como entrar em uma loja de doces para motos, com opções suficientes para rivalizar com o Forza Motorsport.
RIDE 5 também não comete o erro de tornar as motos potentes irrealisticamente difíceis de desbloquear. Claro – essas belezinhas vão custar mais caro. Mas é apenas uma questão de completar mais algumas corridas para economizar, em vez de saber que você precisará percorrer 50 horas de curvas para conseguir isso.
O modo carreira levará você por todo o mundo a alguns dos locais de ciclismo mais emblemáticos do mercado. O Isle of Man Southern 100 aparece, assim como muitos circuitos de corrida mais tradicionais, como Monza e Imola.
Se você for um jogador comprometido, o RIDE 5 pode ser muito divertido. Sua mecânica de corrida desafiadora, porém gratificante, é a melhor da categoria para esse gênero de jogo, e a seleção de pistas e motos oferecidas é incomparável.
Apesar de ser comercializado como fácil de aprender e difícil de dominar, a Milestone ainda tem um longo caminho pela frente se realmente quiser tornar a série RIDE devidamente acessível ao mercado mais amplo. A falta de um modo de treinamento é um descuido tremendo.
No entanto, se você está decidido a se tornar o melhor motociclista possível, não encontrará jogo melhor para realizar isso.