Armored Core VI: Fires of Rubicon
Os mechas da FromSoftware retornam em um game dinâmico e bem desafiador que coloca os jogadores como pilotos dos Armored Core.
Em Armored Core VI: Fires of Rubicon você precisa colocar seus reflexos à prova, enquanto reúne recursos para evoluir seu robô e cumprir as missões.
Trocar espadas e feitiços por mechas e mísseis provavelmente não foi a primeira coisa que um fã da FromSoftware sugeriu após o sucesso absurdo de Elden Ring, mas o estúdio japonês não faz as coisas de acordo com os livros. Tendo vendido mais de 20 milhões de cópias em seu jogo de mundo aberto, o estúdio voltou a uma série que fez principalmente antes de Demon’s Souls colocar seu nome no mapa: Armored Core . Uma continuação em vez de uma reinicialização, um exército de novos fãs certamente fará de Armored Core VI: Fires of Rubicon a entrada mais popular na franquia mecha até o momento. O que eles precisam aceitar, porém, é que este não é o tipo de experiência FromSoftware que estão acostumados – AC6 está longe de ser Elden Ring com robôs. E ainda bem.
O novo game chega depois de 10 anos do lançamento de Armored Core: Verdict Day de 2013 para Xbox 360, e promete reviver os tempos de glória da franquia original de 1997 no PS1.
Situado em um futuro distante, onde as corporações lutam pelos escassos recursos da galáxia, Armored Core 6 segue um mercenário sem nome trabalhando sob o comando de seu misterioso manipulador, Walter, enquanto eles pousam no planeta Rubicon 3. Embora devastado pela guerra e por catástrofes ambientais, Rubicon 3 é uma mina de ouro. É o lar de uma fonte de energia poderosa, mas escassa, chamada Coral, e na luta para controlá-la, seus serviços estão disponíveis para quem pagar mais.
Em Rubicon, a estranha substancia é abundante e mesmo após se mostrar um perigo dada sua volatilidade, pesquisadores querem novamente explorar o material, que também é uma poderosa fonte de energia.
Seu papel como mercenário é a bordo de um robô gigante explorar Rubicon enquanto luta com outras facções que procuram o domínio sobre a substancia valiosa e perigosa.
Armored Core VI: Fires of Rubicon tem bons gráficos, mas nada que seja realmente impressionante considerando o potencial da nova geração. Os mechas são até bem detalhados, com muitas opções de personalização e detalhes como pintura brilhante, fosca ou mesmo metalizada. Enquanto isso, os inimigos têm visuais mais simples, sendo em muitos casos repetitivos e pouco inspirados. Obviamente, os chefes de missões principais são uma exceção.
O grande brilho aqui está em sua direção de arte. Admirar cenários caóticos e devastados é bem satisfatória e me fez tirar bastante capturas de tela desses momentos. E sim, o jogo conta um modo foto.
Uma das melhores coisas sobre Armored Core 6 é o quão confiante o jogo é e como ele sabe exatamente quanto tempo uma missão deve durar. Todas as surtidas que os jogadores enviam seu AC geralmente são concluídas em cinco ou dez minutos, se não menos, e quase todos os confrontos extremamente difíceis e lutas contra chefes são precedidos por um ponto de verificação e um drone de reabastecimento. Crucialmente, os jogadores agora podem visitar sua Garagem e trocar peças de AC na tela Reiniciar, tornando incrivelmente fácil experimentar diferentes armas e construções sem repetir missões inteiras.
Dito isto, repetir missões é um grande atrativo aqui. Algumas áreas têm contêineres escondidos com peças AC para você encontrar, e os jogadores podem ganhar dinheiro (cerca de metade da recompensa da missão original) infinitamente, reproduzindo-os quantas vezes quiserem. O jogo como um todo não é necessariamente curto, mas pareceria ainda mais curto do que já é se essas opções não estivessem disponíveis.
O que torna isso ainda mais satisfatório é o compromisso do jogo em tornar muito fácil a tarefa tradicionalmente trêmula de operar um mech. É fácil aprender e dominar os controles junto com a mecânica de mira automática, proporcionando mais tempo para aproveitar o combate. Não importa o que esteja preso em seus braços e costas, há uma sensação agradável em acertar seus tiros e destruir um mecanismo inimigo, dando a você a chance de se aproximar com tiros de espingarda ou golpes corpo a corpo. Uma mecânica de impulso e esquivas responsívas permitem que você seja ágil e devastador de perto.
Em deslocamento, você não pode simplesmente sair voando por toda a fase, uma vez que existe uma barra que indica algo similar a “fadiga”, fazendo com que você tenha que voltar ao solo para recarregar.
O sistema de mira até que funciona bem para os projéteis, mas para o combate corpo a corpo, por vezes o jogador tende a atacar o vazio. A câmera do game é um verdadeiro problema, de modo que, quando você enfrenta inimigos que se movimentam bastante, fica difícil manter a mira, se movimentar e acertar os golpes.
Desde o seu anúncio, eu nunca achei que Armored Core VI fosse nada menos que atraente. Mesmo não sendo o meu estilo favorito de jogo e que nem sou um fã assíduo dos jogos da desenvolvedora japonesa. Me permiti degustar dessa experiência e fico feliz em sair dela com uma perspectiva melhor e mais otimista sobre a obra. Mesmo nos momentos mais desafiadores, o jogo me proporcionou pequenas vitórias para comemorar. É uma conquista incrível em design de jogos e coesão temática e, penso eu, uma promessa do que podemos esperar da próxima geração de talentos da FromSoftware.
Armored Core VI: Fires of Rubicon combina admiravelmente um combate satisfatório com extensa personalização de mecha, com missões curtas permitindo que você experimente rapidamente novas ideias e construções. No entanto, depois de definir o equipamento ideal, são esses mesmos níveis rápidos que começam a prejudicar a diversão. O resultado é um jogo que pode ser tão divertido quanto frustrante. Uma série de boas lutas contra chefes e desempenho sólido nos consoles atuais tornam-no uma experiência que vale a pena como um todo, mas AC6 não será considerado um clássico da mesma forma que outros títulos da FromSoftware na última década.
POSITIVO E NEGATIVO
POSITIVO:
- Combate satisfatório
- Ótimas opções de personalização
- Lutas memoráveis contra chefes
NEGATIVO:
- A estrutura de missões pode ser frustrante
- Ambientes monótonos
- História esquecível