Kenichiro Yoshida afirma que jogos em nuvem são complicados de se fazer e que não devem substituir o modelo atual de negócios.
Uma breve declaração compartilhada pelo CEO e presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, com o Financial Times pode ser vista como uma ajuda indireta ao esforço da Microsoft para esclarecer as preocupações de concorrência no mercado de jogos em nuvem que levaram o regulador do Reino Unido a bloquear a aquisição da Activision Blizzard.
O executivo-chefe da Sony; Kenichiro Yoshida, em entrevista ao Financial Times, alertou que os jogos em nuvem ainda são tecnicamente “muito complicados”, e minimizou o risco da Sony aderir tão rapidamente à tecnologia na qual sua rival Microsoft tem apostado fortemente e diz que ainda estuda “várias opções” no futuro para streaming de jogos pela internet.
Resumindo, Yoshida-san não parecia preocupado com o crescimento dos jogos em nuvem a curto ou médio prazo. É fácil imaginar os advogados da Microsoft citando sua declaração no tribunal ou como um movimento publicitário para reforçar seu argumento contra a decisão da CMA de bloquear a fusão de $ 68,7 bilhões com a Activision Blizzard. Afinal, a divisão PlayStation da Sony tem sido o maior oponente do acordo, embora tenha se concentrado diretamente na importância de Call of Duty no mercado de consoles. No entanto, até mesmo o CMA finalmente cancelou esse lado do acordo , comentando que não faria nenhum sentido financeiro para a Microsoft transformar essa franquia em um exclusivo para suas plataformas Xbox.
O regulador do Reino Unido baseou sua oposição apenas nos efeitos potenciais que a fusão teria no nascente mercado de jogos em nuvem, apesar do fato de que a maioria dos provedores (como NVIDIA e Boosteroid ) são a favor do acordo. A Microsoft está apelando para o Tribunal de Apelação da Concorrência. No entanto, há rumores de que o presidente Brad Smith se reunirá com o chanceler do Reino Unido, Jeremy Hunt , e funcionários da CMA na próxima semana para falar sobre a fusão.