A equipe da Central Xbox teve a grande oportunidade de conferir a versão beta do novo F1 2023, que mais uma vez foi desenvolvido e publicado pela EA. No beta testamos as novidades que estão chegando, alguns dos principais circuitos, além de conferir (boa) uma parte do modo Breakpoint. Aceleramos bastante e o resultado desse Grand Prix você confere logo abaixo!
Não é de hoje que a Formula 1 tem investido (e pesado) para cair nas graças dos antigos fãs, e também, da nova leva de seguidores que tem se apaixonado por um dos esportes mais icônicos do mundo.
Se você já explora este jogo desde outras versões, provavelmente terá a melhor versão já lançada, e se você está chegando chegando agora no mundo virtual da Formula 1, não se preocupe, essa nova versão vai te dar a chance que precisava para entrar de cabeça no mundo do automobilismo virtual, seja através do controle, ou volante!
2022 x 2023
Normalmente a gente não se apega em comparar as versões anteriores do jogo, com a versão que será lançada. Mas esse é um jogo que carrega uma série de elementos tecnicos, e que constantemente recebe uma série de atualizações para tornar a diversão e pilotagem no topo.
Para me ajudar nessa ‘análise’ convidei meu grande amigo Hokay Hunter, que hoje, além de ser um dos mais conhecidos e influentes narradores nos campeonatos virtuais de F1 espalhados pelo Brasil, é um dos caras que mais explorou e estudou TODOS os títulos da série desde o F1 2012. São mais de 10 anos encarando de frente todos os títulos da franquia.
Pra começar, vamos falar dos aspectos técnicos da pilotagem:
A interação do carro com a pista está melhor, uma vez que você sente melhor os pontos de aderência, e pode arriscar o “flatout” (famoso pé no chão). As zebras por sua vez, não são tão horrorosas e inimigas dos carros, na verdade as zebras de fora tem muita aderência, digo isso pois andamos com um traçado mais aberto para testar todos os pontos que nas edições anteriores traziam um problema grande para o público.
O carro responde melhor ao retomar de marchas baixas, agora segunda e terceira marchas tem o torque bem mais progressivo que no jogo anterior, uma vez que no F1 2022 não existia retomadas fortes ou minimamente precisas em marchas abaixo da quarta e quinta – dependendo do acerto e da pista.
E para guiar esses carros é preciso um controle ou um volante, e muita gente ainda atua no controle. Nesse caso, o jogo oferece um novo sistema chamado “Precision Drive” que facilita muito pra quem cai de supetão ou de surpresa ou numa necessidade extrema de mesclar dispositivos. Para os ‘controleiros’, as coisas só vão melhorar, garanto que nos testes que fizemos, andamos perto do que marquei de tempo no volante com os mesmos acertos nas mesmas pistas.
Lembrando que jogamos no volante desde o F1 2015, e fomos testar e aprender as configurações do novo sistema para afinar as configurações do controle. Agora existe a possibilidade de um piloto migrar entre dispositivos e conseguir atingir resultados bem próximos do que está acostumado.
E a jogabilidade num geral?
O beta de F1 2023 trouxe apenas algumas pistas, mesmo assim testamos principalmente as retomadas no seco e também a ferocidade dos “bots” ou IA utilizando pneus de chuva. No jogo de 2022 era comum a IA sempre voar baixo com os pneus de chuva, mesmo em situações em que o pneu não era o ideal, por exemplo intermediários numa condição desfavorável.
No F1 2023, os bots até decidem ficar na pista com pneus errados, mas não conseguem desempenhar nada além de sofrência e voltas mais lentas em relação aos que estão no composto correto. Ponto positivo para o jogo.
As travadas de rodas e saídas de frente superaquecem os pneus, deixando tudo mais difícil, pela primeira vez eu enxergo a realidade em que um piloto que persegue o outro tem que dar espaço para esfriar o carro e poder tentar outros ataques posteriormente.
A recarga de bateria está mais interessante, agora você poderá utilizar continuamente para aumentar o ritmo das sua corrida e não ficar completamente vazia por 10-15 voltas. Com um bom gerenciamento e cadência de uso, você terá bateria para ataques em todas as voltas quando estiver nas áreas de ‘DRS’.
A asa móvel ou DRS ajuda muito e o vácuo, e perseguir o carro da frente na mesma linha, ajuda muito mais que qualquer outra edição, sem falar que agora temos uma verdadeira sensação de que você está literalmente sendo puxado pelo carro da frente.
Agora, sentimos uma grande dificuldade ao andar lado a lado no BETA; durante o nosso ataque, os bots, mesmo em níveis acima de 100, tiravam completamente o pé e deixavam quase pista livre, enquanto nos seus ataques, eles perdiam a mão e passavam reto em algumas situações.
Os danos e desgastes dos carros está bem interessante, o carro não fica impossível de se guiar com danos, mas não espere disputar mais nada se tiver danos laterais, na traseira, asa dianteira. Porém em alguns casos isso não vai atrapalhar mas não permitirá você chegue em alguém a frente ou consiga fugir de quem te persegue.
E o modo Breakpoint?
Como dissemos anteriormente, recebemos um acesso beta, limitado a algumas pistas e um pedaço da campanha Breakpoint. Infelizmente, não conseguimos investir muito nesse modo, o que nos deixou curiosos para saber o que poderá acontecer.
Até onde vimos, tudo está bem básico, com missões legais, mas nada muito impactante, talvez com acesso ao jogo e história completa, a coisa fique muito mais interessante.
F1 23 têm seu lançamento marcado para o próximo dia 16 de junho com versões na Xbox Store a partir R$ 323,10 se você for assinante EA Play.
*Queremos agradecer ao pessoal da EA e sua assessoria aqui no Brasil por nos cederem uma cópia da prévia para que pudéssemos testar o que vem por ai! =)