Em uma publicação no Twitter, o órgão regulador do Reino Unido, o CMA, criticou a aprovação da aquisição da Activision Blizzard pelos reguladores da União Europeia.
Na publicação, o CMA citou o órgão regulador dos Estados Unidos, o FTC, e confirmou que “ambos” descobriram problemas na aquisição, como limitação do mercado de jogos em nuvem e da inovação. Embora tenha se posicionado contra a fusão, o órgão do Reino Unido disse que “respeita” a decisão (é o mínimo que podem fazer).
Vale lembrar que o CMA bloqueou a fusão da Activision Blizzard com o Xbox no mês passado, argumentando que ela poderá “afetar” o mercado de jogos em nuvem, clique aqui para ler. Confira o que ele disseram:
Our response to the European Commission’s announcement today on Microsoft/Activision ⬇
[1/5]
— Competition & Markets Authority (@CMAgovUK) May 15, 2023
“As autoridades de concorrência do Reino Unido, dos EUA e da Europa são unânimes em afirmar que essa fusão prejudicaria a concorrência nos jogos em nuvem. A CMA concluiu que os jogos em nuvem precisam continuar como um mercado livre e competitivo para impulsionar a inovação e a escolha neste setor em rápida evolução.”
“As propostas da Microsoft, aceitas hoje pela Comissão Europeia, permitiriam à Microsoft definir os termos e condições desse mercado para os próximos 10 anos. Eles substituiriam um mercado livre, aberto e competitivo por um sujeito à regulamentação contínua dos jogos que a Microsoft vende, das plataformas para as quais os vende e das condições de venda.”
“Esta é uma das razões pelas quais o painel independente da CMA rejeitou as propostas da Microsoft e impediu este acordo. Embora reconheçamos e respeitemos que a Comissão Europeia tem o direito de ter uma visão diferente, a CMA mantém sua decisão.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.