Quando joguei Star Wars Jedi Fallen Order pela primeira vez, já vinha de um sentimento de carência por um bom jogo de Star Wars. Rapidamente me senti acolhido em acompanhar a jornada de Cal Kestis.
O jogo tinha uma boa narrativa e uma gameplay bem familiar com alguns bons lançamentos recentes da época. E o seu final deixou claro que aquela não seria a última vez que veríamos o nosso querido Padawan.
Depois de muita expectativa e ansiedade, tive a oportunidade de finalizar o jogo e trazer essa review para a Central Xbox.
Jedi Survivor é uma evolução notável de seu predecessor com uma história mais robusta e bem desenvolvida, melhorias significativas no mapa, jogabilidade e uma boa conexão com o universo expandido de Star Wars.
Jedi Survivor é, de longe, o melhor jogo já lançado no universo de Star Wars.
HISTÓRIA ROBUSTA
A história de Star Wars Jedi: Survivor se passa anos após a conclusão de seu antecessor, nosso protagonista está mais velho e experiente, porém, longe dos seus amigos e sendo preso pelos imperiais. Apesar de tudo indicar que Cal já estava com grandes problemas logo de começo, não passava de um grande plano para conseguirem capturar o ministro. A nossa nova equipe busca atrapalhar os planos do Império para assim servirem de inspiração para mais pessoas, se tornando símbolo de resistência e luta contra essa monarquia. Porém, as coisas não saem como o esperado e isso força Cal a ir de encontro com um velho amigo de quatro braços. O que seria apenas uma ajuda casual, foi o inicio da inesperada aventura que vai revelar muito mais sobre a Ordem dos Jedis da época da Alta Republica.
Star Wars Jedi: Survivor se destaca por apostar mais em temas sérios. Completamente o oposto da abordagem mais simples do primeiro jogo. A sua conclusão é satisfatória e condiz com tudo o que foi mostrado ao longo do jogo.
COMBATE
Nesse quesito, o jogo é quase impecável, assim como em Fallen Order. O uso do Sabre de Luz é muito bem aproveitado aqui, sendo possível rebater disparos, aparar golpes inimigos, golpear e até arremessar o sabre.
Em Jedi Survivor foram acrescentadas mecânicas no combate chamadas de posturas, que trazem outras 2 variações de sabres novas, trazendo novos golpes, novas funcionalidades e uma boa variedade caso o padrão venha a se tornar cansativo com o tempo.
Agora Cal pode intercalar entre três posturas de combate:
Comum: modo clássico de usar o sabre de luz.
Lâmina Dupla: seguindo o estilo de Darth Maul, onde o sabre se torna um bastão com duas lâminas.
Dupla Empunhadura: No melhor estilo Ahsoka, dois sabres em ambas as mãos.
EXPLORAÇÃO
O jogo conta com diversos mundos com diversos coletaveis, na mesma boa forma de exploração do primeiro jogo só que melhor explorado e expandido. Tudo aqui é maior, melhor e mais bonito visualmente. Contando com mais variações de biomas e se beneficiando da capacidade dos novos consoles.
O jogo possui um mapa que é maior do que o de Fallen Order, e a exploração está muito melhor, por mais que o minimapa ainda seja horrível de encarar como um guia.
Há dois mundos que funcionam como um verdadeiro mundo aberto. Com ampla escala, bom level design uma boa quantidade de colecionaveis e missões secundárias. Que aqui são bem mais interessantes que as do primeiro jogo.
MUITO MAIS PERSONALIZÁVEL
Em Jedi Fallen Order, a customização era bem limitada e tímida, se posso assim dizer. Pra nossa sorte, isso não se repete em Jedi Survivor. Oferecendo boas variações de personalização para o nosso personagem, o sabre de luz e até para o nosso fiel companheiro BD-1.
Isso torna a exploração do jogo muito mais satisfatória e recompensadora, uma vez que os coletaveis dessa vez são utilizáveis para a nossa personalização.
PERFORMANCE
Eu terminei o jogo no meu Xbox Series S, ao longo da minha experiência, notei diversos engasgos na taxa de quadros do jogo. Nada que comprometesse a minha experiência.
O visual do jogo se manteve bem bonito, mesmo no console mais modesto, mas houve momentos em que texturas demoravam alguns poucos segundos para serem carregadas e também momentos em que a física apresentava pequenas bizarrices. Como um movimento estranho da física dos cabelos ou a movimentação dos olhos.
Como eu disse, não foi nada que comprometesse a minha experiência. Mas o meu dever aqui ser o mais transparente e honesto com vocês.
RESUMO
Star Wars Jedi: Survivor é uma sequência digna. O jogo é complicado e perfeitinho em muitos de suas características. Para quem jogou Fallen Order gostou, jogar a sequência é praticamente uma obrigação. Em um momento que a saga Star Wars passa por uma certa inconstância em outras mídias, é excelente poder dizer que nos jogos, a situação é bem diferente. Tendo em mãos um jogo excelente, mesmo com os seus problemas técnicos, e que nos mantém altamente empolgado para um terceiro jogo que tem tudo para ser ainda mais épico.
Star Wars Jedi: Survivor
PONTOS POSITIVOS:
- História envolvente com boa narrativa
- Combate divertido
- Combate divertido
- Ambientação
- Gráficos
PONTOS NEGATIVOS:
- Performance problemática
- Eventuais bugs com a física