Que época para os desenvolvedores brasileiros!
Os jogos brasileiros vem crescendo a cada dia mais junto da indústria de games nacional. Nos últimos anos, vimos jogos excepcionais nas lojas das plataformas mais jogadas. O que não falta aqui é inspiração e criatividade, além de um trabalho muito duro feito pelos nossos colegas desenvolvedores, que criaram grandes jogos como Super Mombo Quest, Hazel Sky, Fobia – St. Dinfna Hotel e o brazuka de hoje Cassiodora!
De consoles como a família Xbox Series X|S até PC e outros videogames, os desenvolvedores brasileiros têm nos impressionado a cada dia mais, e com o título Cassiodora as coisas não foram diferentes.
Desenvolvido pela Void Studios, Cassiodora é um shoot ‘em up horizontal onde precisamos resgatar a protagonista do jogo, Princesa Cassiodora. Para isso, podemos controlar três personagens, os cavaleiros Agni, Colden e Luken, que vão viajar entre 35 cenários feitos à mão enfrentando inimigos épicos e colossais para salvar a princesa.
O estúdio sediado em São Paulo nos concedeu a grande honra de entrevistá-los e conhecer mais sobre o desenvolvimento, ideias e o futuro de Cassiodora. Sem mais delongas, fiquem com a entrevista!
CENTRAL XBOX (CX) – Como surgiu a ideia do jogo?
VOID Studios (VS) – Inicialmente queríamos desenvolver algo que pudesse ser focado na diversão em primeiro lugar, o time fez diversos testes antes de seguir adiante, mas ficamos felizes em ver o resultado. Desde o gameplay até os diálogos são pensados em trazer diversão para quem estiver jogando.
CX – Vocês se inspiraram em algum título para desenvolver o Cassiodora?
VS – Quando decidimos o estilo do jogo, também decidimos olhar o que esse estilo tinha nos clássicos, Cotton, Parodius, Forgotten Worlds e R-Type são alguns desses clássicos. Nas fases que são focadas em chefes também usamos muitas inspirações de Cuphead.
CX – Qual a maior dificuldade que vocês encontraram no desenvolvimento?
VS – Acredito que o balanceamento foi algo que mexemos do começo ao fim, queríamos que o jogo pudesse atender os amantes do gênero, mas a ideia do game é também abraçar novos jogadores e crianças, adicionar diferentes dificuldades tornou isso uma possibilidade para nós.
CX – Como foi criar a princesa Cassiodora, personagem principal do jogo e também os cavaleiros Agni, Colden e Luken?
VS – Criamos os personagens para funcionarem juntos, então decidimos que alguns aspectos de cada um deles seria mostrado com mais frequência durante o gameplay. Alguns exemplos disso é o medo constante que o Colden passa em suas falas, ou a Agni que adora fazer piadas com os dois irmãos, mas possui um temperamento mais explosivo.
No fim foi bastante divertido a criação de cada um deles.
CX – Vocês já estão pensando em outros jogos ou até mesmo em uma sequência do Cassiodora?
VS – Sim, nossa equipe já está trabalhando em algumas coisas relacionadas e não relacionadas ao Cassiodora. Mas ainda é cedo para anunciar uma sequência, teremos algumas novidades sendo anunciadas em nossas redes sociais em um futuro próximo.
CX – Qual o recurso do jogo que mais chama a atenção da equipe?
VS – A mecânica de cores no modo multiplayer é algo que toda equipe se diverte muito testando, a ideia do trabalho em equipe e dependência dos outros jogadores geram muitas risadas o que vai totalmente de encontro com a proposta principal do game que é divertir.
CX – Existem planos para DLCs?
VS – Temos algumas coisas documentadas, mas nada confirmado até o momento.
CX – Como é desenvolver um jogo no Brasil?
VS – Bom, poderíamos fazer uma entrevista inteira com esse assunto… mas em resumo algumas coisas acabam sendo bastante difíceis. De toda forma, hoje consideramos que a Void já aprendeu e já consegue viver desenvolvendo games por aqui.
CX – Vocês possuem alguma parceria com o Xbox? Ou o ID@XBOX?
VS – Temos a aprovação do ID@XBOX então somos parceiros diretos de desenvolvimento. O próprio sistema do Xbox também pode auxiliar com algumas coisas de marketing para o lançamento de nossos jogos devido a essa parceria.
CX – Podemos esperar o jogo de vocês no Game Pass? Quem sabe um dia?
VS – Temos conversado com o time XBOX sobre isso, de imediato eu digo que é uma ideia que nos agrada bastante porque todo nosso time faz uso e gosta do serviço, mas ainda não podemos garantir que essa vontade se torne realidade.
CX – Conte sobre a empresa. Quem é a equipe? Como a empresa nasceu? etc.
VS – A VOID STUDIOS foi fundada em Fevereiro de 2015, na época a empresa nasceu para podermos seguir com negociações de nosso primeiro título. De lá pra cá tivemos diversas mudanças na empresa e conseguimos melhorar muito como desenvolvedores.
Hoje somos em 2 sócios que cuidam da empresa, mas somos em 10 desenvolvedores ao todo, também temos contatos com freelancers pois prestamos muito serviço tanto dentro quanto fora do Brasil além de dar sequência nas nossas produções próprias.
CX – Agora é a vez de vocês, deixem uma mensagem para a comunidade que está lendo essa entrevista aqui na Central Xbox!
VS – Obrigado a todos que disponibilizaram seu tempo em ler a entrevista até aqui, espero que tenham gostado de nosso novo game e estamos muito felizes em poder desenvolver novos jogos para vocês, muito obrigado por todo suporte!
Vale lembrar que Cassiodora já está disponível no Xbox One e Xbox Series X|S. O shoot ‘em up está na faixa dos R$ 32 na Microsoft Store e conta com recursos importantes nos consoles Xbox, incluindo: Otimização para O Xbox Series X|S, 4K UHD e Smart Delivery.