Em uma entrevista exclusiva para a IGN, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, falou um pouco sobre a situação da 343 Industries e o futuro da franquia Halo, após a grande demissão em massa na Microsoft, que acabou afetando o estúdio.
A 343i se envolveu em diversas controvérsias com Halo infinite, último título da franquia. Isso acabou colocando em xeque a aprovação do estúdio pelos fãs.
Com isso, rumores sobre o FPS do Xbox deixar o estúdio se espalharam rapidamente nas últimas semanas. Esses boatos acabaram se provando falsos, com o estúdio vindo a público comunicar que o estúdio continuará desenvolvendo Halo.
Com todas essas polêmicas, Phil Spencer acabou dando uma luz sobre toda a situação envolvendo o estúdio.
De acordo com o chefe da Microsoft Gaming, Halo e a 343i continua sendo a prioridade do Xbox. “Halo continuará sendo extremamente importante para o que o Xbox está fazendo… e 343 é extremamente importante para o sucesso do Halo”, completou Spencer.
Falando mais especificamente sobre Halo Infinite, apesar dos elogios, o chefe da divisão de games da Microsoft também comentou sobre as falhas no pós-lançamento, “…quando lançamos esse jogo, sabíamos que precisávamos assumir alguns compromissos com as pessoas sobre as atualizações de conteúdo e nosso timing sobre essas atualizações e a qualidade, e não atingimos nossa própria meta para fazer isso.”
“O que estamos fazendo agora é garantir que a equipe de liderança seja estabelecida com a flexibilidade necessária para elaborar o planejamento que eles precisam construir.”
Phil Spencer ainda comentou sobre estúdios terceiros auxiliarem nos próximos projetos da franquia. “Em termos de estúdios de suporte e outras coisas, isso é apenas parte do desenvolvimento e ter outros parceiros nos ajudando.”. “Mas o coração e a alma de Halo está com 343 e a equipe que está lá, e eu tenho a maior confiança na equipe que está lá que liderando e no planejamento que eles têm para o futuro.”, completou.
Apesar dos rumores de que a 343 Industries deixaria de desenvolver Halo serem falsos, eles vieram acompanhados de diversos acontecimentos envolvendo a produtora. Dentre as polêmicas, um ex-colaborador da empresa acabou culpando a liderança do estúdio, que de acordo com ele, demitia qualquer um que tentasse melhorar Halo Infinite. Outros colaboradores que deixaram a empresa também culparam a Microsoft pelo estado de Halo.