Para quem esperava um jogo de mundo aberto massivo em Diablo IV, será um pouco mais limitado do que vimos em The Legend of Zelda Breath of the Wild, por exemplo, conforme revelado pelos diretores do jogo em uma entrevista para a IGN, transcrita pelo site PC Gamer.
O diretor de Diablo IV, Joe Shely e o gerente geral do jogo, Rod Ferguson, comentaram um pouco sobre o mundo aberto que veremos no próximo grande jogo da Blizzard que chega as lojas em 2023.
De acordo com eles, o jogo seguirá mais como uma história ramificada do que a liberdade e o mundo vistos em The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
“Uma das preocupações sobre colocar ‘mundo aberto’ em um grande letreiro de néon e piscar esse letreiro é que as pessoas têm essa noção do tipo ‘Breath of the Wild’, ‘Oh, é completamente orgânico e eu posso ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa e eventualmente posso descobrir por mim mesmo'”, comentou o gerente geral do jogo.
Fergusson, que já trabalhou em Gears 5 antes de trabalhar para a Blizzard, ressaltou que havia uma linearidade que deverá ser seguida pelos jogadores. “Essa não é realmente a nossa história. Nossa história permite a não-linearidade, mas existe uma história. Nós queríamos ter um começo, meio e fim. Queríamos começar um certo lugar, queríamos terminar em um certo lugar”.
Em março desse ano, a Blizzard revelou que queria criar um mundo denso com perigos e ambientação diferentes em cada uma das cinco áreas diferentes que estará presente nas terras do Sanctuary. Também podemos esperar mais de 150 dungeons nesse mundo aberto com história ramificada, de acordo com os produtores.
Essa pegada com várias linhas para seguir a história de Diablo IV pode significar uma alta rejogabilidade, com situações, personagens e objetivos um pouco diferentes de uma jogada e outra, mas tudo ficando no campo da especulação já que ainda não podemos rodar o jogo em nosso Xbox ou PC.
Enquanto estava na The Coalition desenvolvendo Gears 5 da Xbox Game Studios, Fergusson revelou que também se reuniu com desenvolvedores para discutir sobre elementos de mundo aberto. O gerente de Diablo IV chegou a conclusão que, “[Jogadores] dizem que querem mundos abertos e livre escolha. Mas eles também querem saber para onde ir.”
Agora no comando do quarto título da franquia Dungeon Crawler, Fergusson ressaltou os pontos positivos de jogos de mundo aberto, “Essa é a coisa boa sobre o mundo aberto, há muitas missões secundárias, há muitas coisas no mundo que você pode fazer e que não estão no caminho de ouro da campanha. E o fato de que o caminho dourado é um caminho ramificado que você pode decidir quando deseja fazer essas ramificações e em que ordem.”