No início de 2014 vimos a Epic Games vendendo os direitos da franquia Gears of War, exclusiva do Xbox 360, para a própria Microsoft. O real motivo da venda foi que a detentora de Fortnite estava perdida sobre o que fazer com a série depois da trilogia, de acordo com um ex-funcionário da Epic.
Cliff Bleszinski, ex-designer chefe da trilogia inicial de Gears of War, comentou sobre a venda e suas opiniões após a Microsoft tocar a franquia, em uma entrevista para a IGN na última terça-feira (01).
O veterano acabou saindo da Epic Games dois anos antes da franquia ser vendida e contou que a empresa não sabia o que fazer com a série após o lançamento do terceiro título. De acordo com Bleszinski, “Eles não lançavam um jogo há algum tempo. O motor [Unreal] estava indo muito bem, mas eles estavam crescendo e provavelmente precisavam da receita…”
Na época, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, explicou o motivo de deixar Gears nas mãos da Microsoft. “Como não estávamos planejando construir mais jogos do Gears, deixaríamos isso na prateleira por uma década ou mais, caso tivesse algum valor futuro para nós”. O CEO completou que, “Nós não iríamos construí-lo e percebemos que o mundo queria mais Gears of War”.
Após a aquisição de Gears, a Microsoft designou a Black Tusk Studios, hoje conhecida como The Coalition Studio, para tocar a franquia em diante, sendo responsável pelo quarto e quinto título da série, incluindo uma remasterizarão do primeiro jogo conhecida como Gears of War: Ultimate Edition.
Junto de Bleszinski, Rod Ferguson e Lee Perry, produtor e designer de gameplay do Gears 2, também deixaram a Epic Games na mesma época. Contudo, Ferguson acabou retornando a série, mas dessa vez pelo lado da Microsoft.
E apesar de Bleszinski não ter mais vínculos com a franquia, o único que ligou para ele após a aquisição foi o chefão da Microsoft Gaming, Phil Spencer.
“Por mais que eu amasse Tim e Mark [Rein, VP da Epic Games] e ainda estamos em contato, mas quando o IP foi vendido para a Microsoft a única ligação telefônica que recebi foi de Phil Spencer. Certo? E esse é Phil. Phil é, como eles dizem, um cavalheiro e um estudioso”, completou o designer.
A IGN também perguntou sobre a opinião do ex-designer chefe da franquia sobre as novas entradas desenvolvidas pela The Coalition. Segundo o site, Blesinski não sente que as novas sequência, Gears of War 4 e Gears 5, mantiveram o mesmo “coração” que a trilogia no Xbox 360. De acordo com ele:
“Direi sobre os últimos é que no final de um dos últimos, eles fizeram o jogador escolher entre qual personagem vive e qual morre. E eu digo: ‘Cara, sério?’. Nós nos comprometemos com a morte de Dom. Nos comprometemos com a morte de Maria”