Grande acordo!
De acordo com o site PC Gamer, a Microsoft fez um “acordo inovador” com o sindicato de desenvolvedores de jogos dos EUA.
Segundo o site, o acordo entre a gigante de Redmond e a Game Workers Alliance foi classificado como “inovador” porque permite uma nova abordagem entre os sindicatos e as empresas. O acordo se baseia principalmente na Activision Blizzard, e ele começará a valer 60 dias após a finalização da compra da publicadora pelo Xbox, que foi revelada no início do ano.
Confira os “cinco pilares bases” do acordo:
- A Microsoft adotará uma abordagem neutra com os funcionários da Activision Blizzard que expressam interesse em se juntar a um sindicato;
- Os empregados abrangidos pelo acordo poderão conversar uns com os outros e com representantes sindicais sem problemas ou dores de cabeça;
- Os funcionários terão acesso a um processo simplificado para decidir se querem ou não aderir a um sindicato;
- Os funcionários podem optar por manter sua decisão sobre se devem ou não aderir a um sindicato confidencial;
- Se houver um desacordo entre a CWA (Trabalhadores de Comunicações da América, que é uma “controladora” do sindicato) e a Microsoft, eles negociarão “prontamente” para resolvê-lo e passarão para a “arbitragem acelerada” se não puderem.
“Este acordo fornece um caminho para os trabalhadores da Activision Blizzard exercerem seus direitos democráticos de organizar e negociar coletivamente após o fechamento da aquisição da Microsoft e estabelecer uma estrutura para os empregadores na indústria de jogos.” disse o presidente da CWA, Chris Shelton, e complementou:
“Os compromissos vinculativos da Microsoft darão aos funcionários um lugar à mesa e garantirão que a aquisição da Activision Blizzard beneficie os trabalhadores da empresa e o mercado de trabalho mais amplo dos videogames. O acordo aborda as preocupações anteriores da CWA em relação à aquisição e, como resultado, apoiamos sua aprovação e esperamos trabalhar em colaboração com a Microsoft após o fechamento deste acordo.” finalizou.
We are proud to announce that we have entered a ground-breaking labor neutrality agreement with @Microsoft!
The agreement will apply to Activision Blizzard workers if Microsoft’s planned acquisition is approved.https://t.co/v3zY2eYVZH
— CWA (@CWAUnion) June 13, 2022