Nidhogg 2 – Análise / Review

0
224
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Curte ser engolido por um verme gigante? Nidhogg 2 é para você! Nidhogg 2 – Análise

Nidhogg 2 é um jogo para aqueles que curtem duelos de espadas que são resolvidos em questão de segundos. A Messhof, produtora do game pegou a ideia simples da versão original de colocar dois personagens coloridos e de aspecto cartunesco para lutarem pela vida em um combate onde o menor descuido pode ser fatal. Nidhogg 2 expande o conceito do primeiro game trazendo alguns novos recursos, mas se mantém fiel a fórmula que fez com que o jogo atraísse vários jogadores que estavam em busca de diversão rápida e acessível. Nidhogg 2

História

Em uma galáxia distante existiam seres coloridos que duelavam insanamente pelo amor de uma linda donzela… Não. Vamos tentar de novo. Cinco crianças foram raptadas da terra e levadas para os confins do Universo e após 20 anos… Ops! Isso é outra coisa. Vamos falar sério. Em Nidhogg 2 a última coisa que vai importar é a história porque simplesmente o jogo não tem uma história! Isso mesmo caros padawans! O game é focado exclusivamente em espetar quem aparecer pela frente com a sua arma.

A proposta do jogo é tão simplesmente fazer com que o jogador se divirta, sem se preocupar em adquirir um item lendário, sem procurar por áreas secretas nem em juntar XP.

nidhogg-2-4História? O que é isso? Se esse game tivesse uma história ela seria mais ou menos assim:

“Existe um lugar onde personagens são obrigados a lutar com várias arminhas diferentes para vencer um nível onde o prêmio final é ser engolido por um verme gigante e rosa que mastiga com a boca aberta e nos leva para a próxima fase onde nosso personagem super carismático, que não tem nem sequer um nome e ninguém se importa, precisa repetir todo o processo e se manter vivo”.

Jogabilidade

Nidhogg 2 se mantém fiel a jogabilidade do jogo original, mas adiciona a possibilidade de se utilizar algumas novas armas. Logo ao iniciar o jogo, existe uma tela de personalização de seu personagem. O jogador poderá escolher a cor, o penteado e a roupa que o esquisito personagem vai usar. Essas escolhas são puramente estéticas e não alteram em absolutamente nada as características de jogabilidade. Ao escolher seu estilo, a pancadaria começa.

nidhogg-2-5Assim como no game original, os controles são bem simples e poucos minutos de jogo serão necessários para entender como funciona o game. Nosso personagem pode atacar na altura da cabeça, do tronco e das pernas dos oponentes, além de pular, arremessar a arma, saltar e arremessar a arma, escorregar, dar uma voadora e, quando estiver sem nenhuma arma também pode socar e chutar. Tudo é realizado de forma bem simples. Um botão para ataque outro para pulo e com o próprio direcional, escolhemos nossa postura, ou seja, a altura que pretendemos atacar e/ou nos defender. Também é possível rebater a arma arremessada pelo inimigo se nossa arma estiver na altura exata.

Nidhogg 2 funciona da seguinte maneira: A medida que os inimigos vão caindo, vamos avançando pelas telas até chegarmos ao final de cada fase, mas cada vez que falhamos, vamos retornando às telas anteriores. Ou seja, se quisermos avançar para o final de cada etapa, precisamos vencer quem aparecer pela frente. Nosso progresso (ou não..) é exibido em uma barra na parte superior da tela que é dividida em duas cores diferentes, uma representa a cor do nosso guerreiro e outra a cor do “exército” inimigo.

Na prática, esse detalhe pouco vai importar, uma vez que o jogo nos leva a realmente concentrar nossa atenção no combate. O jogo também avisa quando estamos na “tela final” de cada fase e é aqui, quando estamos tão próximos de vencer que a atenção deve ser redobrada para não dar chance dos inimigos vencerem e acabar nos fazendo voltar algumas telas.

nidhogg-2-6Não se preocupem. Não existe essa de vidas limitadas e continues. Perdeu um duelo? Voltamos alguns metros e partimos novamente para uma nova possibilidade de revanche. Chegando ao final de cada fase, nosso estranho personagem é levado a próxima área. Levado de uma forma bastante estranha. Um enorme verme rosa aparece voando e engole nosso espadachim. Enfim.. Cada fase é (mais ou menos) mostrada em um mapa que na verdade também a gente não se importa muito.

Os modos de jogo são simples e pouco diversificados. O modo Arcade é a campanha do jogo que conta com 10 fases e nós finalizamos em um pouco mais de 30 minutos. Além de multiplayer online e local que preciso fazer algumas ponderações. No multiplayer local, Nidhogg 2 é divertido por um tempo, mas no online eu não consegui jogar pois não encontrei nenhum adversário.

Desafio

O tempero de Nidhogg 2 está no duelo. E esse duelo é simples e direto, a estratégica aqui se resume em escolher onde atacar e ser mais rápido e eficiente que o inimigo. Errar é fatal e alguns inimigos serão impiedosos fazendo-nos voltar várias e várias telas. Por isso é importante entender como funciona cada arma, pois os inimigos vão surgindo com armas aleatórias fazendo com que seja necessário uma adaptação rápida para superá-los.

Em Nidhogg 2 não existe essa de “esmagar botões” com o objetivo de espancar os inimigos com a sua arma até a barra de hp dele ir pro espaço. Nidhogg 2 é “hit kill” amigos, portanto qualquer estocada mata ou causa a sua morte. Ser rápido em um duelo é importante mas, na arte da guerra, usar os cenários a seu favor também é. Esperar o momento certo que um inimigo pula um buraco para acertar um golpe mortal funciona muito bem.

nidhogg-2-7Esses duelos no estilo “acerta e mata” faz com que cada novo inimigo apareça com uma arma diferente. Mas existe a possibilidade de desarmá-lo. Uma voadora certeira derruba a arma do inimigo, portanto se aquele safado estiver atirando flechas, você já sabe o que fazer! Existem muitas possibilidades de vencer (e morrer..), Arremessar sua espada no inimigo distante pode matá-lo e fazer com que fique sem ela por algum tempo e acabe tendo que encarar o próximo inimigo de mãos vazias.

Armas arremessadas ou derrubadas ficam nos cenários e podemos pegá-las mas, se tiver que lutar sem uma arma, procure desarmar o inimigo primeiro. Os duelos sem armas são raros mas quando a “porrada come” é bem legal pois o vencedor, além de derrubar o inimigo, fica pisoteando sua cabeça! Nidhogg 2 não é um jogo difícil, cabe ao jogador escolher a melhor estratégia e ser mais rápido para vencer.

Gráficos & Som

Aqui sim temos uma diferença considerável. Quem jogou o primeiro jogo vai se lembrar do estilo pixelizado dos gráficos. Nidhogg 2 entrega gráficos mais robustos, com um estilo cartunizado, bastante colorido e com uma movimentação bem legal. O design das fases lembra muito os jogos de plataforma 16 bits e os cenários são bem variados. Na parte de som nada chama muita atenção, mas pelo menos não tem nenhuma musiquinha chata que da vontade de jogar o controle na parede.

Conclusão

Nidhogg 2 entrega uma experiência mais completa que o primeiro game, mantendo a ótima jogabilidade, com gráficos bem mais caprichados e adicionando novas armas e modos de jogo, porém nem tudo funciona muito bem e fica sempre a sensação de que o jogo quase chegou onde deveria ter chegado. Mesmo assim é uma experiência diferente do que geralmente encontramos por aí. Um game para jogar quando você estiver cansado das partidas rankeadas do seu jogo favorito ou das inúmeras horas dedicadas a upar seu personagem em algum RPG qualquer.

422343-nidhogg-ii-playstation-4-front-coverNidhogg 2 está disponível na Playstation®Store por R$ 45,90 e no Steam por R$ 27,99. Uma versão do jogo já foi confirmada para Nintendo Switch ainda esse ano mas sem data de lançamento confirmada até o fechamento desse post.

Nidhogg 2 – Análise

REVER GERAL
Jogabilidade
8.5
Gráficos e Som
8.0
Desafio
7.0
Diversão
7.5
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
nidhogg-2-analiseNidhogg 2 supera de longe seu antecessor mas tem alguns problemas que acabam incomodando bastante.