Desenvolvido pela Dynamic Pixels e publicado pela TinyBuild, Hello Neighbor é um jogo de sobrevivência e stealth que chegou ao Xbox One no fim do ano passado. Hello Neighbor
O universo analisou esse game inovador e o resultado dessa experiência você confere logo abaixo. Hello Neighbor
Hello Neighbor trás como enredo ”descobrir o que o seu vizinho esconde no porão” e desvendar o segredo que ele esconde. A trama é bem simples e basicamente é uma história criada para justificar a invasão que nosso personagem faz à casa do vizinho diversas vezes.
O game não te conta nada, não existem diálogos ou legendas explicando; ele apenas apresenta curtas animados, alguns flash backs e deixa que o jogador faça a interpretação dele sobre os fatos apresentados. A campanha está dividida em 3 atos com objetivos bem diferentes, mas todos seguindo a mesma ideia de descobrir o segredo que seu vizinho esconde.
Ele é esperto
A desenvolvedora percebeu o quão entediante e enjoativo o game poderia se tornar após algum tempo que colocou em Hello Neighbor um dos maiores triunfos do game: a inteligência artificial adaptativa do vizinho. Em sua jogatina você irá ser ”pego” pelo vizinho diversas vezes e ele tomará medidas para que você não se aproxime novamente da propriedade dele.
Um exemplo são as câmeras que são instaladas em cômodos da casa posicionadas para locais estratégicos como as portas, janelas e corredores. O vizinho também coloca armadilhas em cima da porta que são baldes cheio de água que caem sobre você e fazem um barulhão, além das armadilhas que são colocadas no cão para te prender.
A capacidade de aprendizado do vizinho surpreende e algumas vezes incomoda, mas é a parte que mais se destaca no game, além dos controles simples e intuitivos é claro.
O grande barato do game é descobrir como resolver os puzzles e acessar algumas áreas da casa que vai se modificando ATO após ATO.
Você falou em BUG’s?
Antes de ter sua versão final lançada no PC e no Xbox, o game passou por diversas fases de testes no PC que infelizmente não foram o suficiente para corrigir bug’s chatos que estão presentes na versão final do jogo.
Quando o vizinho nos captura imediatamente nós voltamos para nossa casa, do outro lado da rua, e é notável a travada e a engasgada que o game dá após nosso personagem reaparecer.
Ainda não falamos da jogabilidade que é bem traiçoeira, por exemplo: as vezes é preciso subir em algum local, mas fica impossível fazer um salto bem feito, já que a gravidade do game se comporta de maneira estanha.
O sistema de colisão de objetos também é ruim e este problema, somado aos problemas de física do game, torna tarefas como: empilhar caixas ou acessar locais elevados uma tarefa quase impossível.
Bonito pra quem tem miopia
Ainda que os gráficos estejam bonitos e no estilo cartoon, em Hello Neighbor é fácil perceber a falta de polimento gráfico. O game não é feio, mas em alguns momentos é fácil notar a falta de capricho da desenvolvedora com alguns detalhes do game.
Se eu fosse classificar áudio do jogo eu diria que ele deixa a desejar, mas cumpre o seu papel. Em alguns momentos é fundamental ouvir os passos do vizinho e o barulho de portas fechando, para saber onde ele está.
A música de perseguição as vezes dá uma ‘bugada’ e toca fora de hora, o que pode atrapalhar um pouco.
Vale a pena?
Hello Neighbor trás uma ideia interessante, mas peca na execução. Se pensa em comprar recomendamos que espere algum tempo até a desenvolvedora corrigir – ou não – os bugs presentes no game.
O game possui menus em PT-BR e já está disponível na Microsoft Store por R$59,00 e no Steam por R$ 57,99.