O futuro nunca esteve tão presente em nossas vidas como agora. Estamos no ápice tecnológico de nossa sociedade. Vivemos na época de ouro das tecnologias.
Isso, porém, gera alguns pontos reflexivos onde empresas como a Niantic (desenvolvedora do Pokémon Go) surgem para quebrar alguns paradigmas da nossa sociedade moderna.
Em algum momento da história, quando uma sociedade atinge seu ápice de desenvolvimento, duas coisas acontecem: ou ela fica estagnada por muito tempo ou ela fica tão insustentável que acaba desmoronando para que uma nova sociedade e um nova cultura possam surgir (transição entre a idade antiga e a idade moderna, com um hiato de 1.500 anos antes da sociedade voltar a se desenvolver de forma significativa)
Hoje, enfrentamos uma certa estagnação em nossa tecnologia, que ela não tem muito pra onde ir. “Mas como assim?” vocês devem estar pensando. O que realmente apareceu de novo nos últimos 5-10 anos? Um smartphone por exemplo, apenas fica mais fino e com mais aplicativos e recursos. Um vídeo game fica mais potente e com mais recursos gráficos. Um carro fica mais veloz ou mais econômico. Perceba que não há diferença da forma como enxergamos, muda apenas algumas características.
Video game se joga da mesma forma desde 20 anos atrás, basicamente o que mudou foram o número de botões e a qualidade gráfica, mas algumas empresas sempre quebram alguns paradigmas e é nisso a onde eu quero chegar. A Nintendo por exemplo com o Nintendo Wii, fez com que a Microsoft e a Sony repensassem um pouco a forma como vinham seus vídeos games. Sony então trouxe seus sensores de movimentos e a Microsoft investiu no Kinect (mesmo que eu ainda sinta que tenha muito a evoluir nesse quesito).
Mas então, chegamos com o Pokémon Go e de uma hora pra outra, todas as empresas começam a se perguntarem: Por que? Como? Imagina você sendo um desenvolvedor do Hitman, você sabe que seu jogo teve muito mais investimento, tiveram mais pessoas trabalhando nele, o tempo de desenvolvimento foi maior, o jogo já é uma saga consagrada dos vídeos games e percebe que tudo isso não é suficiente para ele fazer nem cócegas no boom e no faturamento que o Pokémon Go está tendo.
Então como pode? Um jogo que é mais simples, mais fácil de jogar, com menos recursos gráficos, com menos desenvolvedores em cima trabalhando e com menos investimentos fazer tanto sucesso?
Algumas coisas para se ter em mente:
1 – Jogabilidade: Realmente não precisa de quase nenhuma explicação para se jogar, é um jogo que qualquer pessoa o faz por intuição. Quando digo qualquer pessoa, me refiro até minha mãe que nunca teve contato com um smartphone.
2 – Acesso: Qualquer smartphone com 2 anos de mercado consegue rodá-lo, além de funcionar nos principais sistemas operacionais para celulares. Não tem muito segredo, é um jogo universal.
3 – Espaço para jogar: Você não precisa ficar preso dentro de um quarto com uma TV para imergir no mundo do Pokémon Go, só precisa de um celular com acesso a internet móvel e o seu mundo real, vira o seu mapa. Você pode sair andando a cidade toda, o campo, a praia, a montanha, seja lá onde você mora para caçar seus pokemons.
4 – Pokémon como Background: Não precisa falar muito.Esse tipo de jogo já foi lançado antes do Pokemon Go pela própria Niantic, o jogo se chamava Ingress, não chegou a fazer tanto sucesso e essa plataforma não havia sido difundida, mas agora com Pokemon Go as pessoas abriram os olhos para as possibilidades que um Smartphone e um sistema de localização podem fazer com as pessoas.
Então, o ponto que todos esperavam, o que de fato os estúdios e a Microsoft podem aprender com o Pokémon Go?
1 – O mundo não gira em volta da caixinha preta do Xbox: Sou completamente contra a restrição de exclusivos, o mundo dos games precisa romper esse muro de Berlim e aceitar que cross plataform é o futuro.
2 – O mundo vai além do console: Alguns estúdios ainda tentaram uma ou outra interação com o celular, mas muito mal usado. Por que não um jogo que você pode achar itens usando seu GPS e esses itens contam pro seu inventário no jogo no console? Enfim, são inúmeras possibilidades.
3 – Os jogos caíram na mesmice: Tentei fazer um esforço danado, mas é difícil eu citar um jogo que fez teve tanto impacto pra mim quanto Pokemon Go nos últimos 10 anos. Há jogos como GTA V, que são ótimos, mas não passam de uma versão melhorada.
4 – Realidade virtual é Pokemon Go e não óculos com esteiras: Acho que todo mundo achou super interessante o vídeo de uma pessoa jogando Skyrim em uma máquina que parece uma esteira onde você fica preso (para não sair do lugar) além de usar o óculos de “realidade virtual”, mas alguém se imaginou tendo um trambolho desse em casa? E o preço disso? Agora Pokemon Go, você apenas precisa estar com seu celular funcionando para entrar no mundo dos Pokemons.
5 – Interatividade com a comunidade que cera o jogador: Lojas e espaços públicos estão se beneficiando das Pokemons Arena para transformar os jogadores em clientes. Qual outro jogo promove essa interação entre os jogadores e a comunidade local?
6 – Free to Play: Isso mesmo, não custa nada pra baixar o app e pode ter certeza que a Nintendo e a Niantic tão nadando na grana. Como isso é possível? O faturamento vai muito além do que da venda dos jogos. Há venda de itens in game, há a valorização da bolsa de valores, há parcerias com comércios…Enfim, há um mundo além de cobrar 300 reais no jogo e mais 100 reais por DLC.
7 – Interagir PESSOALMENTE: Isso mesmo, sem aquele headset e sem ninguém falando que comeu sua mãe.
8 – Criar sua própria história: Isso é bem simples, nada como um jogo onde você cria e escreve sua própria história, sozinho com seus amigos, do jeito que você quiser. Sem ficar preso a uma storyline de gosto de duvidoso ou com atuações de novelas mexicanas.
Os impactos do Pokémon Go serão sentidos em breve, o jogo só está disponível em 3 países, mas já virou febre mundial. A indústria de games precisa ficar atenta a isso, precisa cair de cabeça no Pokémon Go para que o nosso entendimento de vídeo game ganhe um certo respiro. Inclusive há discussões de como o Pokémon Go poderá atuar dentro da sala de aula, no comércio, na interação entre pessoas, na vida da sociedade, repito, isso são assuntos que já estão sendo discutidos. Isso abre um novo leque de possibilidades, tanto para o entretenimento das pessoas quanto para fonte de faturamento das empresas. Como disse no começo, o futuro nunca esteve tão presente em nossas vidas como agora, e esse é o melhor momento para aceitar que mudanças serão bem vindas.