O Xbox One
Em 2013, mais especificamente falando, no dia 21 de maio de 2013, a Microsoft anunciou o Xbox One, o sucessor do Xbox 360, na época, Don Mattrick ainda fazia parte da Microsoft e foi ele o encarregado de fazer o anuncio do novo console da empresa.
A ideia inicial do console era construir um sistema que unifica-se a nova geração de games, TV e entretenimento, tanto é, que grande parte do evento de apresentação do console foi focado em TV e Entretenimento.
Problemas e mudanças
A política do ”sempre online” do Xbox One foi muito mal recebida pelo público que rejeitou a mesma antes mesmo do console chegar ao mercado, forçando a Microsoft mudar sua posição quanto a diversas políticas do console, deixando de lado a necessidade de se conectar à internet pelo menos uma vez ao dia e as dificuldades na troca e venda de jogos usados.
Todos esses problemas somados a mais alguns empecilhos fizeram com que o Xbox One tivesse um lançamento razoável e problemático.
Mudanças na direção
Alguns meses antes da E3 de 2014 o CEO da Microsoft, Satya Nadella anuncia que Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Game Studios, é o novo chefe da divisão Xbox.
Quando Phil assumiu a divisão as coisas começaram a tomar rumo, um novo capítulo na história do Xbox estava sendo escrito na quele momento.
Há mais de 25 anos na Microsoft, dez deles liderando a Microsoft Game Studios, Phil Spencer tinha assumido a liderança da divisão Xbox com a proposta de Combinar as equipes do Xbox One para fortalecer ainda mais a divisão Xbox.
Na época Spencer disse: “Estamos no início de um incrível novo capítulo para o Xbox, e mal posso esperar pelos dias e anos que estão por vir.”
E3 2014
Phil tinha assumido a liderança da divisão Xbox ha pouco tempo, não sabíamos o que esperar da E3 aquele ano.
Depois de assistir a E3 de 2014 vimos que a Microsoft abandonou a postura multimídia adotada em 2013 e decidiu falar de jogos. Rise of the Tomb Raider, Call of Duty: Advanced Warfare, Assassin’s Creed: Unity, Forza Horizon 2, Evolve e Dragon Age foram alguns dos jogos que apareceram na conferência, além disso a empresa ainda apresentou o Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX Plus, da Capcom e Dance Central Spotlight.
Além disso a Microsoft tinha apresentado e mostrado um pouco mais de Sunset Overdrive, game exclusivo do Xbox One, a Microsoft ainda anunciou o lançamento de um novo game da série Crackdown e mostrou também o Scalebound mais um game exclusivo da plataforma Xbox.
Realmente de 2013 para 2014 a Microsoft mudou completamente seu modo de pensar deixando o lado a proposta multimídia focando exclusivamente em games.
E3 2015
Em 2015 a Microsoft chegou ”chutando bundas” anunciando a retrocompatibilidade do Xbox 360 com o Xbox One, além disso a empresa ainda mostrou o Xbox Elite e o controle Elite. Novidades sobre o EA Access e uma demonstração do Holo Lens também foram pontos positivos e marcantes da conferência da empresa em 2015.
Mais uma vez uma conferência marcada de anúncios bombásticos e extremamente focada em games.
O QUE ESPERAR DA MICOSOFT NA E3 DE 2016?
Em 2016 a Microsoft deve manter o foco em games e fortificar ainda mais a junção do Xbox One com o Windows 10. Os jogos de desenvolvedores independentes (INDIE GAMES) devem continuar sendo uma aposta da empresa, trazendo assim, para o Xbox One vários games inovadores de produtores independentes, como citado em 2015 o Xbox One já conta com mais de 1.000 desenvolvedores independentes.
A empresa ainda deve revelar nessa E3 a versão SLIM do Xbox One. E você? O que você espera da Microsoft na E3 de 2016?