Apesar do fato de que o Xbox Live Arcade cresceu para se tornar uma plataforma incrivelmente bem-sucedida para a Microsoft, inicialmente não foi recebido de braços abertos. Na verdade, houve um medo interno na empresa durante os primeiros dias de que o programa XBLA iria trazer o fim do negócio para o console.
O pai e criador do XBLA – Greg Canessa – recentemente deu uma entrevista a IGN para discutir a plataforma on-line, revelando que muitos na Microsoft “não entendiam” o que o Xbox Live Arcade oferecia como experiência de jogo e, como tal, não era uma ameaça para a indústria e nem para o console.
“Havia um receio legítimo de que o Xbox Live Arcade ia canibalizar as vendas de varejo e destruir completamente a indústria de console,” disse Canessa “Isso foi realmente uma citação que eu tenho de uma das pessoas internas.” completou!
Veja a intrevista (inglês) que Canessa deu a IGN!
A empresa tinha medo de que “o modelo de preços de cinco a dez dólares” acabaria por “destruir o modelo econômico da publicação consola varejo e destruir a indústria.” Canessa falou da importância em se comunicar tanto internamente na empresa e externamente para os consumidores que XBLA oferecidos diferentes tipos de experiências de jogo que se destacaram a partir do produto de varejo tradicional.
Xbox Live Arcade não sobreviveu à transição do Xbox 360 para Xbox One, mas Canessa acredita caberia Microsoft para trazer a marca de volta.
E vocês o que acham?